O Universo Spanta promete sacudir o Rio com grandes shows na Marina da Glória, entre os dias 12 e 26 de janeiro. A principal novidade de 2026 é a inclusão da "Noite Preta" na abertura do primeiro fim de semana, dia 16, celebrando a diversidade, a força cultural e a resistência. Para o line-up, a curadoria aposta na união de gêneros musicais como rap, reggae, R&B, soul e MPB, trazendo ao palco BaianaSystem, BK', Rael, Rincon Sapiência, Rachel Reis e o trio Os Garotin.
Diversidade cultural reforça o protagonismo do Universo Spanta no verão carioca
A direção musical do evento, dividida entre Max Viana e Guacira Abreu, optou por um recorte temático específico para iniciar a agenda de grandes shows, sucedendo a "noite do Axé" realizada na edição anterior. O objetivo é conectar diferentes gerações e estilos regionais, do soundsystem baiano ao charme de Madureira.
“O Spanta é um festival que celebra a diversidade musical do país e a cada edição a gente busca destacar um tema específico. Ano passado foi a noite do Axé, que foi incrível, conectando a cultura brasileira com o público. Agora, para 2026, resolvemos abrir o evento com a Noite Preta exatamente para explorar a música negra na sua variedade de estilos e com a potência destes artistas convidados. Isso só reforça a nossa posição como um festival diverso e inclusivo e essa noite vai ser incrível. Só vendo para entender”, afirma Max Viana.
A noite do dia 16 será aberta por Iscarlett, vencedora do concurso de novos talentos "Voa Sabiá 2025". Segundo Viana, a combinação do line-up busca criar um diálogo entre o público que busca novidades e os artistas consagrados. “Essa combinação cria uma experiência que conversa diretamente com o público do Universo Spanta. Eles vibram com as novidades, mas também se conectam com artistas já consagrados. Vai ser uma noite onde as diferenças vão somar e resultar em um espetáculo inesquecível. Tudo vai pulsar junto”, completa o diretor.
Quatro palcos e escolas de samba trazem o clima pré-carnaval
Antes dos grandes shows de fim de semana, o festival abre os portões na segunda-feira, dia 12, mantendo a tradição das rodas de samba. O "Beco do Spanta", uma parceria com o bar Beco do Rato, da Lapa, será comandado por Arlindinho, que receberá convidados semanalmente.
Para 2026, a estrutura física do Universo Spanta foi desenhada com quatro palcos: Guanabara (principal, à beira da baía), Lapa (no pavilhão coberto), Roda (focado em samba) e o Palco Passarela, destinado aos desfiles de Escolas de Samba do Grupo Especial, com a presença de baterias, passistas e casais de mestre-sala e porta-bandeira.
Diogo Castelão, idealizador do evento, reforça que o foco segue sendo o posicionamento do festival como a abertura não oficial do Carnaval carioca, misturando o samba de raiz com uma variedade de ritmos musicais que movimentam a cena atualmente, como o funk e o sertanejo, que aparecem nos dias seguintes com atrações como Ana Castela, Ludmilla e MC Cabelinho.
“Em 2026, o Universo Spanta volta ainda maior, mais diverso e mais conectado com a cidade. O samba continua sendo a nossa essência e o funk ganha ainda mais espaço na programação, ao lado de tantos outros ritmos da música brasileira. A ideia é simples: reunir público, artistas e parceiros em encontros inesquecíveis, com segurança, estrutura e aquele clima de pré-Carnaval que só o Rio sabe fazer. O verão começa aqui e a gente quer todo mundo junto pra ser feliz de novo”, diz Castelão.
Pontos de hidratação e acessibilidade
A organização informou que haverá distribuição gratuita de água potável em pontos de hidratação, com previsão de 1,5 milhão de litros para todo o evento. O sistema de consumo de bebidas utilizará copos reutilizáveis para reduzir resíduos.
No quesito acessibilidade, todos os shows dos palcos Lapa e Guanabara terão intérpretes de Libras e audiodescrição. Há áreas reservadas e equipe de suporte para pessoas com deficiência (PCD) e mobilidade reduzida.
Ingressos e programação completa
Os ingressos já estão disponíveis através da plataforma Zig Tickets e são dividos entre Pista e Espaço Cidade Maravilhosa, área exclusiva próxima ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios. Quem estiver cadastrado no Sou Universo Spanta, programa de benefícios do festival, garante descontos em ingressos e produtos, além de acesso a experiências e ativações especiais.
A classificação etária é de 16 anos. A entrada de menores apenas será permitida desde que estejam acompanhados do(a) responsável, que assinará um termo de responsabilidade na entrada do evento. Confira a programação completa:
12/01 (segunda-feira): Beco do Spanta com Arlindinho e convidados; Resenha do Mamute; Bloco Spanta Neném; Dj Julio EleMesmo.
16/01 (sexta-feira) - Noite Preta
Palco Lapa: Iscarlett; Rael convida Rincon Sapiência; Os Garotin.
Palco Guanabara: BaianaSystem convida Rachel Reis; BK’.
17/01 (sábado)
Palco Lapa: Bloco Sofridão.
Palco Guanabara: Mc Cabelinho convida Budah; Ana Castela; Dennis Dj.
Passarela: Imperatriz e Mangueira.
18/01 (domingo)
Palco Lapa: Baile Buchecha e convidados/ Fogo e Paixão.
Palco Guanabara: Pixote/ Ivete Sangalo / Lauana Prado.
Passarela: Beija-Flor e Vila Isabel.
Palco Roda: Nego Álvaro
19/01 (segunda-feira)
Beco do Spanta com Arlindinho e convidados; Terreiro de Ciroulo; Bloco Spanta Neném.
23/01 (sexta-feira)
Palco Lapa: Sidney Magal; Natasha Falcão; Sambay.
Palco Guanabara: Gloria Groove; Joelma.
24/01 (sábado)
Palco Lapa: Chame Gente com participação de Emanuelle Araújo.
Palco Guanabara: Xande de Pilares; Ludmilla; Filipe Ret.
Passarela: Salgueiro e Portela.
26/01 (segunda-feira)
Beco do Spanta com Arlindinho e convidados; Samba da Volta; Bloco Spanta Neném.