Por: Redação

Conselho das Favelas passa a contar com 44 novos integrantes

44 conselheiros foram apresentados nesta quarta (26) | Foto: Iago Campos/Prefeitura do Rio

O vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, empossou nesta quarta-feira (26) os 44 novos integrantes do Conselho Municipal de Favelas (COMFAV), no Palácio da Cidade. Ao lado da presidente do Conselho, Marli Peçanha, e do secretário de Coordenação Governamental, Edson Menezes, Cavaliere destacou que o órgão deve pensar políticas públicas em escala, olhando para toda a cidade.

Criado em 2021, o COMFAV reúne representantes de associações, projetos sociais e órgãos municipais, com a missão de fortalecer a participação popular na elaboração de ações para favelas. Marli ressaltou que o colegiado funciona como "os olhos do prefeito" nos territórios, enquanto Menezes lembrou mudanças como a da Comunidade do Aço, símbolo da política habitacional.

Representantes nomeados pelo Rio

Foram empossados representantes de comunidades como Alemão, Colégio, Taquara, Costa Barros, Maré, Penha, Piedade e Vila Santa Clara, além de ONGs e projetos sociais.

Entre as associações, assumiram nomes como Luciene Santos e Paulo Moreno (Morro do Alemão), Ricardo Souza e Juliana Reis (Colégio), Antonio Bastos e Daniel Lopes (Vila Santa Clara), Joseandro Vieira e Suelen Inácio (Fazenda Botafogo), além de integrantes de Maré, Penha, Piedade e Praça Seca.

Pelo poder público assumiram: Murilo Pedro Xavier (Habitação); Renata Costa (Educação); Bárbara Bahia (Mulheres e Cuidados); Fernando Dias (Juventude); Mayra Assumpção (Meio Ambiente); Maysa Cabral (Casa Civil); Jéssica do Nascimento (Ação Comunitária); Diego Maggi (IPP); Luiz Anderson Menezes (Economia Solidária); Manoel Gomes Júnior (Trabalho); Edna Conceição (Assistência Social) e Sebastián Freire (Saúde).