Por:

Apresenta Summit mostra a potência do Rio em eventos

O Apresenta Summit 2025, realizado na segunda-feira (24), no Fairmont Copacabana, reuniu grandes nomes do entretenimento, cultura, esporte, turismo e especialistas em economia e tributação para discutir o futuro dos eventos e seu papel estratégico no desenvolvimento do país. Em um momento de expansão da indústria, o encontro reforça a consolidação do entretenimento como uma das principais forças econômicas do Brasil — gerando empregos, movimentando bilhões e projetando o Rio como referência global na economia da experiência.

A abertura oficial reuniu representantes do setor público e privado, além de autoridades e associados da Apresenta. Conduzida pelo ator Thierry Figueira e pelo anfitrião, diretor-presidente da Associação, Pedro Guimarães, a sessão solene contou com as presenças do subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Felix; do subsecretário de Estado de Eventos da Setur, Marcelo Monfort; da secretária municipal de Turismo, Daniela Maia; do presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Josier Vilar; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Robson Carneiro; de Otávio Leite consultor da Presidência da Fecomércio-RJ; de Mauro Varejão, da Firjan; do time da Apresenta Bernardo Amaral e Roberta Kellab; Cristiano Botinha, presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) no Rio, e de Patricia Costa, diretora do Fairmont.

Na sequência, teve início o primeiro painel Turismo. Daniela Maia citou o impacto do show de Madonna e a retomada do protagonismo do Rio com apoio da Apresenta. Nilo Sérgio destacou o avanço do tax free para turistas estrangeiros, e Marcelo Monfort afirmou que o governo estadual é hoje o maior investidor em eventos. Cristiano Botinha reforçou a parceria entre Apresenta e Abrape para fortalecer o ecossistema de eventos no país.

Ao apresentar o painel Economia, que contou com as presenças do deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) e do economista Fabio Giambiagi, do BNDES, na Sala Apresenta Rio de Janeiro, Pedro Guimarães elogiou a atuação do parlamentar em prol do setor: "Para nós ter um representante como Pedro Paulo é motivo de orgulho." Já Fabio Giambiagi alertou: "Para crescer, o Brasil precisa investir na produtividade, principalmente, do serviço público."

No painel Esporte, Cláudia Romano, do Instituto Yduqs e Pacto pelo Esporte, celebrou conquistas: "Ao longo desses últimos 15 anos, já formamos 2 mil atletas e paratletas." Sergio Perrella, da NBA, ressaltou a disputa do mercado: "O desafio do basquete é competir com a força do futebol, que concentra atenção e patrocínios."

O painel Shows teve a presença do ator e músico Leo Jaime, que refletiu: "Diziam que eu não tinha foco, mas meu foco sempre foi mais amplo: aprender, experimentar e me reinventar." Simon Fuller, CEO da Kappamaki/Arena Jockey, resumiu o papel de quem está nos bastidores: "Meu foco é entregar uma experiência completa — cuidar do artista, da equipe técnica e do público."

No painel Marcas, Renata Pimentel, executiva da AMBEV, afirmou: "O Rio é uma vitrine para o Brasil, para o mundo e dita tendências." A diretora da Claro Gabriela Derenne reforçou a conexão da empresa com a cidade: "A Claro trata o Rio de modo especial — nossa logomarca é o sol, um dos símbolos da cidade."

O último painel Entretenimento reuniu Alexandre Accioly, do Roxy; Luiz Calainho, da L21/ Mix Nova Paradiso; e Rafael Lazarini, da Rio2C/Live Nation, com mediação de Luis Justo, CEO da Rock World. Todos reforçaram a importância do Rio de Janeiro no cenário mundial da cultura e da música. Mencionaram a grande diversidade de ritmos do país como samba, bossa nova, rock, maracatu, frevo, forró, e tantos outros estilos que encantam brasileiros e estrangeiros. Para eles, o Rio de Janeiro é a capital da experiência e exemplificaram citando os últimos visitantes ilustres que passaram por aqui e fizeram programas tipicamente cariocas: o Príncipe William e a cantora Dua Lipa,