Por: POR PAULA VIEIRA

CORREIO CARIOCA| Adesão ao 'IPVA em Dia' termina em 30 de novembro

Programa facilita a regularização de pendências no RJ | Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O programa IPVA em Dia, criado pelo Governo do Estado para facilitar o parcelamento de débitos do imposto entre 2020 e 2025, encerra adesões em 30 de novembro. Os proprietários podem renegociar suas pendências em até 12 parcelas. Mais de 27 mil dívidas já foram refinanciadas desde setembro. Segundo o governador Cláudio Castro (PL), a iniciativa ajuda o cidadão a se organizar e reforça o equilíbrio financeiro estadual. A adesão é feita na Central de Serviços da Secretaria de Fazenda, por login no GOV.BR. O sistema exibe débitos e opções de pagamento. Após a confirmação, o contribuinte emite a guia Darj; com a primeira cota paga, o Detran libera o licenciamento. Débitos não inscritos são tratados pela Sefaz-RJ, enquanto os inscritos ficam sob responsabilidade da PGE. O parcelamento pode ser cancelado em caso de atraso da primeira parcela ou inadimplência.

Multas do Detran-RJ pagas via Pix

O Detran-RJ poderá aceitar Pix para pagamento de multas e serviços, como primeira habilitação, conforme o Projeto de Lei 741/23, de autoria do deputado Valdecy da Saúde (PL), aprovado pela Alerj. A medida, que aguarda sanção ou veto do governador Cláudio Castro, atualiza a legislação que já permite pagamento por cartão. Segundo o autor, a inclusão do Pix facilita a vida de motoristas e motociclistas, oferecendo mais praticidade, menos burocracia e ampliando as opções de quitação de débitos e regularização dos condutores.

 

Trabalha Rio vai às Zonas Norte e Oeste nesta semana

Programa Trabalha Rio vai a seis bairros de 24 a 29/11 | Foto: Roberto Moreyra / SMTE

O programa Trabalha Rio, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, realiza ações itinerantes entre 24 e 29 de novembro em bairros como Rocha Miranda, Paciência, Ilha do Governador, Anchieta, Vaz Lobo e Bangu, de 10 às 14h. A iniciativa leva cadastramento gratuito de currículos e orientações profissionais diretamente às comunidades, aproximando moradores das oportunidades da rede de empregabilidade da Prefeitura do Rio. Para participar, é necessário levar identidade, CPF, carteira de trabalho, número do PIS e currículo atualizado. Quem não puder ir, deve se cadastrar no site trabalho.prefeitura.rio ou nas Centrais do Trabalhador.

Agentes de segurança pagam meia

A Câmara Municipal do Rio aprovou o projeto que garante meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer para agentes de segurança pública, beneficiando policiais civis, militares, penais, bombeiros e guardas municipais, ativos, aposentados e da reserva. A proposta do vereador Fernando Armelau (PL) segue para sanção do prefeito Eduardo Paes. O objetivo do benefício é uma forma de reconhecer o trabalho essencial e de alto risco desses profissionais, ampliando seu acesso à cultura e ao lazer mediante identificação funcional.

XIV Congresso de Regulação

O Rio recebe, de 26 a 28 de novembro, o XIV Congresso Brasileiro de Regulação, da ABAR, que reúne autoridades públicas e representantes de diferentes setores da economia para debater prevenção de enchentes, transição energética e biometano. No ExpoRio Cidade Nova, o encontro destaca o papel das agências reguladoras, responsáveis por setores que somam 60% do PIB. Com 316 trabalhos apresentados, o evento reforça a urgência de soluções sustentáveis e orçamento estável para que a regulação siga protegendo serviços essenciais e cidades vulneráveis.