Por:

Divisão armada da GM-Rio

Prefeito Eduardo Paes marcou presença na cerimônia | Foto: Beth Santos/ Prefeitura do Rio

A Divisão de Elite da GM-Rio - Força Municipal é um grupamento especializado voltado ao enfrentamento de roubos e furtos, a partir de uma atuação preventiva e ostensiva em áreas de grande circulação da cidade, como vias públicas, praças e estações de transporte coletivo com altos índices desses delitos.

Suas ações serão baseadas em dados e evidências científicas, e as intervenções planejadas de forma estratégica, adaptadas às características de cada região.

O modelo de gestão é inspirado no Compstat, sistema de gerenciamento policial baseado em dados desenvolvido pela Polícia de Nova York

Ações de prevenção às arboviroses

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e de controle vetorial em todo o município. Este ano, até o dia 8 de novembro, foram feitas 10.444.770 visitas a imóveis para prevenção e controle do Aedes aegypti e 1.458.181 recipientes que poderiam servir de criadouros de mosquitos foram tratados ou eliminados. Em 2024, foram realizadas 11,6 milhões de vistorias em imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do mosquito, com eliminação ou tratamento de mais de 1,8 milhão de recipientes. A população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central 1746 de atendimento ao cidadão da Prefeitura, pelo telefone ou site.

Segunda turma da Força de Segurança é formada

A Prefeitura do Rio de Janeiro deu início, nesta terça-feira (18), à capacitação da segunda turma de 330 alunos da Divisão de Elite da Guarda Municipal — Força Municipal, durante cerimônia realizada na academia da corporação, localizada na sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Irajá. A cerimônia reuniu o prefeito Eduardo Paes, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere e o diretor-geral da Força Municipal, Brenno Carnevale, além de autoridades políticas e representantes de instituições ligadas à segurança pública.

O curso de formação tem carga horária de 440 horas e é ministrado por instrutores da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da PRF. em disciplinas que incluem armamento, munição e tiro, técnicas de abordagem e defesa policial, gerenciamento de crises, direção veicular policial e direitos humanos. A formação conta ainda com módulos complementares oferecidos pela Prefeitura do Rio, como treinamento com câmeras corporais, sistemas, procedimentos operacionais padrão, corregedoria, ouvidoria, entre outros.