Por: Redação

Novembro Negro reúne feiras, oficinas, samba e vivências

Ação valoriza a cultura afro-brasleira no Rio de Janeiro | Foto: Reprodução/prefeitura.rio

O Rio promove ao longo deste mês a agenda "Novembro Negro", com atividades que valorizam a cultura afro-brasileira. A programação reúne feiras, rodas de samba, oficinas, debates e eventos gratuitos em vários pontos da cidade, como Centro, Bangu, Padre Miguel e a região da Pequena África.

No dia 19, o CASS recebe feiras multiculturais; no dia 20, o Cortejo da Tia Ciata percorre o Centro e grupos se reúnem no Monumento a Zumbi. O MUHCAB concentra encontros e visitas temáticas durante o mês, enquanto escolas, CRAS e a Guarda Municipal promovem debates, vivências antirracistas. A agenda reforça identidade, memória e políticas de igualdade racial. A programação completa está disponível no site da Prefeitura.

Prefeitura do Rio adere ao Plano Juventude Negra Viva

A Prefeitura do Rio aderiu ao Plano Juventude Negra Viva, do Governo Federal, que reúne 217 ações voltadas à educação, saúde, cultura, trabalho e proteção de jovens negros em situação de vulnerabilidade. A cerimônia no Palácio da Cidade, nesta segunda-feira (17) contou com autoridades federais e municipais.

"A adesão do Rio ao Juventude Negra Viva reflete nosso compromisso com uma sociedade menos desigual. Em todas as nossas ações como gestores públicos reforçamos esta missão buscando mecanismos para gerar mais oportunidades e mais inclusão, especialmente para os mais jovens que, com acesso à educação, à formação profissional, à saúde e à cultura podem ser e se reconhecer como cidadãos respeitados e que respeitam a cidade onde vivem", comentou o secretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Edson Santos.

O plano, que busca reduzir a violência letal e enfrentar o racismo estrutural, foi construído com participação de jovens de todo o país. A JUV Carioca, criada em 2021, já beneficiou mais de 400 mil pessoas e reforça o protagonismo juvenil na cidade.