Por: Paula Vieira

Universo Spanta promete balançar o verão carioca

Venda geral está aberta com valores a partir de R$ 108 | Foto: Divulgação/Universo Spanta

O verão carioca já tem trilha sonora confirmada. O Universo Spanta 2026 volta à Marina da Glória, entre os dias 12 e 26 de janeiro, reunindo o melhor da música brasileira em uma maratona de shows e experiências culturais que se tornaram marca registrada do festival. As vendas gerais de ingressos começaram nesta quinta-feira (13), às 15h, pelo site Zig Tickets, com valores a partir de R$ 108.

O evento começa no dia 12 de janeiro com o Beco do Spanta, uma parceria com o Beco do Rato, símbolo da Lapa boêmia. Nos fins de semana seguintes, o público vai poder circular entre diferentes palcos e curtir uma mistura de estilos que vai do samba ao trap, passando pelo pop, funk e axé.

O primeiro fim de semana promete energia total. Na sexta-feira (16), sobem ao palco nomes como BK’, BaianaSystem, Rael com Rincon Sapiência e Os Garotin. No sábado (17), o line-up aposta em contrastes: Ana Castela divide a programação com MC Cabelinho, que leva Budah como convidada, e os remixes animados de Dennis DJ. Já no domingo (18), o clima é de celebração com Ivete Sangalo, Pixote, Lauana Prado e Buchecha, que promete homenagear o funk carioca.

A segunda semana também vem forte. No dia 19, o Beco do Spanta retorna com Arlindinho e convidados. E nos dias 23 e 24, a Marina da Glória recebe um verdadeiro desfile de ritmos: Joelma, Gloria Groove e Sidney Magal se apresentam na sexta, enquanto Ludmilla, Xande de Pilares e Filipe Ret comandam o sábado, misturando samba, funk e rap em uma só batida.

Com palcos espalhados pela Marina, o Universo Spanta aposta em uma estrutura pensada para oferecer experiências completas, desde áreas gastronômicas e ambientações temáticas a espaços instagramáveis e ativações surpresas, que serão reveladas nos próximos meses. O festival também celebra a diversidade musical e a energia do público, que transforma cada edição em uma grande festa à beira da Baía de Guanabara.

Além da pista comum, há o Espaço Cidade Maravilhosa, área exclusiva próxima ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios, mas com livre acesso às áreas comuns. A classificação é de 16 anos, e menores só podem entrar acompanhados de um responsável legal.

Mais do que um festival, o Universo Spanta se consolida como um retrato vibrante da música brasileira.