Por: Redação

Favelas do Rio contarão com Bombeiros Comunitários para evitar desastres

Rocinha: outra favela é possível | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Câmara Municipal do Rio derrubou, nesta semana, o veto do prefeito Eduardo Paes (PSD) ao Projeto de Lei 3269/2025, que cria o Programa Bombeiro Civil Comunitário. A proposta do vereador Vitor Hugo (MDB), tem o objetivo de dispor de medidas de segurança, prevenção e combate a incêndios, deslizamentos e outras emergências nas comunidades da capital.

"Agradeço aos meus colegas vereadores por terem compreendido a importância deste projeto, que pode significar para uma pessoa da comunidade viver, numa situação de emergência. Os bombeiros comunitários poderão salvar muitas vidas e o projeto é de extrema necessidade", afirmou o autor.

Macaque in the trees
Vereador Vitor Hugo (MDB) quer implementar medidas de segurança e prevenção nas comunidades | Foto: CMRJ

Segundo Vitor Hugo, o bombeiro comunitário receberá treinamento em primeiros socorros, evacuação e resposta a desastres climáticos. "O objetivo é proteger a vida das pessoas que moram em áreas que muitas vezes ficam desprotegidas e a reduzir os danos", explicou.

O programa será executado por Bombeiros Profissionais Civis (BPC), capacitados conforme normas da ABNT e habilitados pelo Corpo de Bombeiros Militar. "A lei determina que a prefeitura deverá priorizar os profissionais que moram nas comunidades, para dar mais eficiência ao programa e para manter os bombeiros posicionados estrategicamente para agir de forma rápida e em casos de emergência", destacou o vereador.