Sete chefes do tráfico do Comando Vermelho foram transferidos do Complexo de Gericinó para presídios federais de segurança máxima, em mais uma fase da Operação Contenção. A decisão partiu da Vara de Execuções Penais do TJRJ, a pedido do Ministério da Justiça e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). A ação, conduzida pela Seap com apoio do Grupo de Intervenção Tática (GIT), contou com integração entre o governo estadual, a Senappen e forças de segurança do Rio.
Os detentos saíram de Bangu, seguiram para o Aeroporto do Galeão e foram levados ao presídio federal de Catanduvas (PR), onde está Fernandinho Beira-Mar. Depois, serão distribuídos para as unidades de Mossoró (RN), Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO), segundo o G1.
"Todos os transferidos possuem condenações relacionadas ao tráfico de drogas e foram incluídos no sistema federal em cumprimento à Lei nº 11.671/2008, que regulamenta a transferência de presos de alta periculosidade", disse o governo do estado.
Cláudio Castro diz que Rio não será "resort do crime"
Segundo o Executivo, o objetivo é dificultar a comunicação dos chefes do tráfico com outros integrantes da facção e reforçar o compromisso do Estado com a segurança pública. "Com essas novas remoções, já são 42 líderes criminosos transferidos do Rio de Janeiro no meu governo. O enfrentamento ao crime é permanente. Não vamos permitir que o RJ vire um resort do crime", declarou o governador Cláudio Castro (PL).
A secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Nebel, reforçou que a medida é um dos desdobramentos da Operação Contenção, realizada em 28 de outubro nos complexos do Alemão e da Penha. "A ação é conduzida de forma técnica e integrada pela SEAP, garantindo o equilíbrio do sistema prisional e a segurança da população fluminense", disse.
Foram transferidos: Arnaldo da Silva Dias, "Naldinho" (81 anos de pena); Carlos Vinicius Lírio da Silva, "Cabeça de Sabão" (60 anos); Eliezer Miranda Joaquim, "Criam" (100 anos); Fabrício de Melo de Jesus, "Bicinho" (65 anos); Marco Antônio Pereira Firmino da Silva, "My Thor" (35 anos); Alexander de Jesus Carlos, "Choque" (34 anos); e Roberto de Souza Brito, "Irmão Metralha" (50 anos).
Apreensão de armas destinadas ao Alemão
Na última terça-feira (10), uma mulher foi presa em Itatiaia com 30 pistolas e 63 carregadores, que saíram do Brás (SP) e seriam entregues no Complexo do Alemão. A operação, fruto de ação conjunta da Desarme, Operação Foco e 17ª DP de São Cristóvão, revelou rotas usadas por criminosos para o transporte de armas.