Entre os dias 10 e 15 de novembro, a cidade de Belém (PA) se torna a sede mundial da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) de 2025. Com ampla participação em medidas de mitigação diante da crise ambiental, a cidade do Rio de Janeiro será representada pela secretária Municipal de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Tainá de Paula.
Dentro das programações, Tainá participará de debates e também vai comparecer à Casa da Juventude Pelo Clima, um local onde se reúnem jovens negociadores do clima, apresentando problemas, projetos e soluções. Além disso, a secretária municipal de Meio Ambiente e Clima vai levar a 'Carta do Rio', uma publicação com questões tratadas no 'Diálogos Locais' e que servirá de minuta para as discussões sobre as emergências climáticas e mostrando as iniciativas do Rio de Janeiro de enfrentamento à crise.
Representando a capital carioca na Conferência das Partes, a secretária e urbanista que defende pautas periféricas e justiça social, também estará na Zona Azul das COPs, que é o espaço destinado às negociações, com a presença de grandes líderes internacionais, de diplomatas e de negociadores. Nesta área também estão Pavilhões de diferentes países ao redor do mundo, de bancos multilaterais e de outras organizações.
"É o momento da cidade do Rio de Janeiro mostrar seu protagonismo nas questões das mudanças climáticas, trazer as periferias para o centro das discussões, uma vez que esses territórios são os mais afetados por esse problema. O Rio vai mostrar ao mundo que dá pra enfrentar a crise climática com justiça social e participação popular", afirma Tainá de Paula.
Ainda na programação da COP30, que acontece durante toda a semana, a secretária participa do Cineclube Guardiãs das Matas; da mesa Cidade e Clima: Pacto pela Resiliência Global; Empresas verdes e bioeconomia; e da reunião técnica de parlamentares do Rio Grande do Sul para troca de experiências entre cidades impactadas pela mudança do clima.