A Prefeitura do Rio e o iFood firmaram uma parceria para integrar o aplicativo ao Programa de Monitoramento de Direção Segura de Condutores, que busca reduzir acidentes e incentivar uma circulação com menos riscos nas ruas da cidade. A assinatura ocorreu no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), na Cidade Nova, na última semana.
Instituído pelo decreto nº 57.000, de 15 de outubro, o programa estimula plataformas digitais a adotarem ferramentas de controle e prevenção de risco, como excesso de velocidade ou direção irregular. A expectativa é gerar mais segurança.
"Queremos dar mais conforto para os entregadores, melhorar as bases deles, mas ao mesmo tempo queremos que eles cumpram as regras de trânsito (...) Vamos monitorar todas as plataformas e punir, junto com as empresas, quem não respeitar as regras", afirmou o prefeito Eduardo Paes (PSD).
As informações coletadas pelas empresas serão analisadas pela CET-Rio, que poderá propor medidas educativas e cursos de conscientização para os entregadores que trabalham na capital.
Além da adesão ao programa, o iFood anunciou investimento de R$ 1,1 bilhão na cidade até março de 2026, com foco na ampliação da infraestrutura e aumento da renda dos entregadores, que devem receber R$ 285 milhões em ganhos diretos apenas no município.