Por: Paula Vieira

No Rio, Paes e Marina Silva encerram Fórum de Líderes Locais

Encerramento do Fórum de Líderes contou com a presença da ministra Marina Silva | Foto: Fábio Motta/Prefeitura do Rio

O Fórum de Líderes Locais da COP30 terminou nesta quarta-feira (5), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, após três dias de debates sobre o papel das cidades na agenda climática. A plenária de encerramento, "Parceria Climática na Prática: Plano para o Brasil", contou com a presença do prefeito Eduardo Paes (PSD), da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, do governador do Pará, Helder Barbalho, e de Dan Ioshpe, campeão climático de alto nível da COP30.

O evento reuniu mais de três mil participantes, entre prefeitos, gestores públicos e especialistas, que discutiram soluções para mitigação dos efeitos da crise climática, justiça social e o fortalecimento das ações das cidades na transição sustentável. Os líderes defenderam mais investimentos e o acesso facilitado a financiamentos climáticos, destacando que as políticas ambientais implementadas pelos município são as que influenciam diretamente na vida da população.

"Temos a maior parte das respostas técnicas, o que precisamos é o compromisso ético para transformar essas respostas em capacidade de ação. Para isso, precisamos de recursos financeiros públicos e privados, de recursos humanos e recursos tecnológicos", afirmou Marina Silva na plenária.

Declaração dos Líderes Locais à COP30

O encerramento foi marcado pela entrega da Declaração dos Líderes Locais à COP30, carta que será encaminhada à Cúpula dos Chefes de Estado da Conferência da ONU sobre o Clima, em Belém (PA). O documento, assinado por mais de 14 mil líderes locais, reforça o papel dos municípios na implementação do Acordo de Paris e apresenta três compromissos centrais: apoiar as metas nacionais de adaptação, mobilizar financiamento para projetos locais e ampliar a cooperação entre níveis de governo, ações que podem reduzir até 37% das emissões globais.

"O grande debate nesses dias aqui foi como transformamos poesia em verba. O Sul Global precisa de recursos. As cidades têm uma capacidade enorme para implementar políticas, e é o que temos buscado fazer no Rio nos últimos anos. Estabelecemos metas muito claras na Prefeitura sobre as questões climáticas", destacou Eduardo Paes.