Por: Redação

Rio conquista prêmio da Bloomberg Philanthropies por iniciativa contra o calor extremo

Rio conquista prêmio climático da Bloomberg Philanthropies com protocolo contra o calor extremo | Foto: Beth Santos

O Rio de Janeiro foi uma das cidades vencedoras do Local Leaders Awards 2025, premiação da Bloomberg Philanthropies que reconhece políticas locais inovadoras no enfrentamento às mudanças climáticas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (4), durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, realizado no Museu de Arte Moderna (MAM-Rio).

A capital fluminense venceu na categoria “Infraestrutura mais segura para um mundo em mudança” com o Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo, criado pela Prefeitura em 2024.

Macaque in the trees
Eduardo Paes em discurso no Fórum dos Lideres Locais da COP30 | Foto: Beth Santos

O sistema usa dados meteorológicos e de saúde para antecipar riscos e orientar medidas preventivas durante ondas de calor. Ele estabelece cinco níveis de alerta, de Calor 1 a Calor 5, e mobiliza secretarias e serviços municipais de forma coordenada, incluindo o Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) e as secretarias de Saúde (SMS) e Meio Ambiente e Clima (SMAC).

Paes recebe premio das mãos do prefeito de Londres, Sadiq Khan

“É bom ganhar em casa. Mas o importante é que se trata de uma medida sem custo, relativamente simples, que joga com a ciência, olha experiências internacionais e que pode de fato salvar vidas, tornar melhor a qualidade da vida das pessoas na cidade do Rio. É a típica função desse prêmio: copiarmos boas ideias, às vezes ideias simples e baratas. Estou muito feliz com esse prêmio”, afirmou o prefeito Eduardo Paes, que recebeu o reconhecimento das mãos do prefeito de Londres, Sadiq Khan.

Macaque in the trees
Encerramento da Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 no Fórum de Líderes Locais | Foto: Beth Santos

Em sua nona edição, o Local Leaders Awards, antes chamado de C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards, destaca projetos climáticos com impacto mensurável e potencial de replicação. A edição de 2025 reuniu mais de 300 prefeitos e especialistas internacionais no MAM-Rio, em um encontro que discutiu o papel das cidades na ação climática global e na implementação do Acordo de Paris.