O projeto Afro Babalakina, idealizado pela multiartista Aline Valentim, celebra 20 anos de trajetória com uma série de ações formativas em espaços populares do Rio de Janeiro.
Em sua programação, que passa por regiões como Pequena África, Madureira, Duque de Caxias e Niterói, o Afro Babalakina reafirma seu compromisso em dar visibilidade às manifestações culturais negras, fortalecendo a memória, o protagonismo feminino e o patrimônio imaterial brasileiro.
“O projeto é a celebração do fazer artístico e cultural das mulheres negras e das referências negras nas áreas de dança, música e artes em geral. A dança Afro está em diálogo com os ritmos populares que compõem uma rede de colaboração e articulação entre os profissionais afros cariocas, trazendo Mestres e Mestras relevantes para a história e para preservação da memória do patrimônio imaterial brasileiro”, explica Aline Valentim.
Celebração dos 20 anos com dança afro e performance gratuitas
A programação termina no dia 8 de novembro, às 14h, no Jongo da Serrinha, em Madureira, Zona Norte do Rio, com uma aula de dança afro e a performance "Ouvir e Tocar", com os mestres Pedro Lima e Robertinho Silva.
Patrocinado pela Política Nacional Aldir Blanc, o projeto valoriza as artes afro-brasileiras, promovendo educação, inclusão e fortalecimento da cultura popular. A entrada é gratuita.