Por: Redação

Projeto incentiva a leitura para alunos do EJA na Maré

Iniciativa "Educação de Jovens e Adultos: Eles Leem!" | Foto: Thiago Santos

Promover a autoestima, identidade e lazer por meio da leitura é o objetivo do projeto "Educação de Jovens e Adultos: Eles Leem!", criado pelos educadores Anderson Oli e Camila Mendes, na Maré. A iniciativa, que acontece toda terça, de 15h às 17h, na Biblioteca Municipal Jorge Amado, localizada na Areninha Cultural Herbert Vianna, no Conjunto de Favelas da Maré, é voltada para alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) acima dos 18 anos, e reforça que o retorno à escola e o contato com os livros podem ser experiências acessíveis e transformadoras.

“Os alunos podem ter idades muito variadas, com diferentes experiências de vida e históricos educacionais. O educador precisa ajustar suas metodologias para lidar com isso, criando estratégias de ensino que sejam inclusivas e que respeitem o ritmo e as dificuldades individuais. Trabalhar com alunos que têm diferentes prioridades e responsabilidades fora da sala de aula (como trabalho e família) requer uma abordagem mais sensível e personalizada”, destacam.

Em encontros na Biblioteca Municipal Jorge Amado, os participantes leem, trocam ideias e refletem sobre temas como feminismo, identidade e classe trabalhadora. O projeto é independente e segue com apoio do edital Pró-Carioca. Para acompanhar ou apoiar basta acessar leiturasnafavela no Instagram.