Por: Paula Vieira

Ponto facultativo gera mudanças na rede de saúde

O Hospital Miguel Couto funcionará normalmente | Foto: Arquivo/Prefeitura do Rio

As unidades 24 horas da rede municipal de saúde do Rio, como UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e CAPS III, vão funcionar normalmente no ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público, transferido para esta sexta-feira (31). O Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo abrirá das 8h às 22h, e os demais, na Zona Norte e Oeste, seguirão o horário dos shoppings. O Super Centro de Saúde de Benfica e o de Cirurgia em Acari também funcionarão normalmente. Já as Unidades de Atenção Primária, como centros de saúde, clínicas da família, policlínicas, CAPS e centros de reabilitação, não abrirão nesta data.

Entre os hospitais 24 horas que funcionarão, estão o Souza Aguiar, Miguel Couto, Salgado Filho, Lourenço Jorge, Pedro II, Rocha Faria, Albert Schweitzer, Evandro Freire, Rocha Maia, Francisco da Silva Telles, Andaraí e Cardoso Fontes.

 

Locais com atendimento integral

Também funcionam o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, Maternidade Leila Diniz e da Rocinha, serviço de emergência da Policlínica César Pernetta e o Instituto Municipal Philippe Pinel. As UPAs de Vila Kennedy, Rocinha, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Manguinhos, Santa Cruz/João XXIII, Engenho de Dentro, Madureira, Costa Barros, Senador Camará, Sepetiba, Paciência, Magalhães Bastos, Rocha Miranda e Del Castilho estarão abertas. Os CERs e CAPS tipo III, incluindo unidades especializadas em álcool e outras drogas e infanto-juvenil, também terão atendimento integral.