Por: Paula Vieira

Correio Carioca | Parque Bondinho Pão de Açúcar celebra 113 anos

1,6 milhão de pessoas já visitaram o parque este ano | Foto: Alexandre Macieira/Prefeitura Rio

O Parque Bondinho Pão de Açúcar comemorou seu aniversário 113 anos em grande estilo nesta segunda-feira (27). No Morro da Urca, a celebração teve música, bolo e o tradicional mate gelado das praias do Rio. Idealizado pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos, o teleférico que proporciona um visual deslumbrante aos cariocas e turistas foi inaugurado em 1912 e modernizado duas vezes, sendo a primeira na década de 1970 e a segunda em 2010. O Parque situado em um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro também se tornou palco para grandes nomes da música popular brasileira através do evento 'Noites Cariocas', que já teve apresentações de Gilberto Gil, Tim Maia, Caetano Veloso, entre outros astros. Somente em 2025, 1,6 milhão de visitantes estiveram no Parque Bondinho Pão de Açúcar entre janeiro e setembro.

Rio tem 1,2 mil vagas de emprego

O Rio encerra outubro com 1.200 vagas de emprego abertas. A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) divulgou a lista de novas oportunidades. Considerando a Black Friday, são 170 vagas para quem deseja trabalhar como atendente ou fiscal em lojas em na cidade, além de oportunidades para gerente e instrutor de inglês. As vagas contemplam diversos níveis de escolaridade e incluem estágios em Administração, Engenharia, Marketing, entre outras. Os currículos podem ser cadastrados no site da SMTE ou entregues nas Centrais do Trabalhador.

Semana começa com interrupções no MetrôRio

Problemas na sinalização afetaram o transporte | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os cariocas que utilizam o metrô no dia a dia foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira por um problema com a sinalização dos trens na altura da Central do Brasil. Os passageiros relataram demora do fluxo e longos intervalos dos trens das linhas 1 e 2. Alguns usuários disseram que as paradas chegavam a durar quase meia hora, além da falta de informações por parte do MetroRio. Contudo, apesar do imprevisto que fez muita gente chegar atrasada do trabalho, a concessionária informou que às 10h a operação foi normalizada. Ainda assim, por volta do meio-dia, a estação de Botafogo ainda estava retomando o fluxo.

Paralisação no Terminal Gentileza

O Terminal Gentileza, no Centro do Rio, também teve problemas. Devido a uma paralisação de mecânicos da empresa Real, que se manifestaram contra o atraso no pagamento dos seus salários, a quantidade de ônibus em circulação ficou limitada e longas filas se formaram no terminal e em diversos pontos de ônibus. A retomada só aconteceu após um acordo entre os profissionais e a empresa. Com o ocorrido, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), declarou que vai notificar e cobrar explicações da empresa Real sobre a interrupção do serviço.

Sindicato dos trabalhadores do BRT

Os trabalhadores do sistema BRT do Rio de Janeiro agora têm um sindicato próprio: o Sindicato dos Trabalhadores da CMTC/BRT Rio, criado em outubro e publicado no Diário Oficial da União. A nova entidade, que reúne motoristas, auxiliares e equipes de manutenção, higiene e administração da CMTC/MOBI-Rio, é presidida por Élber Nunes e tem Valcimar Diniz como vice. O grupo pretende lutar por melhores salários, segurança e valorização profissional, além de promover programas de qualificação e dialogar com a empresa e o poder público sobre o futuro do BRT.