Por: Paula Vieira

CORREIO CARIOCA | Campanha do Estado reforça a segurança de turistas

Cartilha da campanha "Rio: Divirta-se em Segurança" | Foto: Divulgação SETUR-RJ

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou a campanha "Rio: Divirta-se em Segurança", coordenada pela Setur-RJ, TurisRio e DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo), para orientar turistas sobre boas práticas de segurança. O material principal é um folder trilíngue com dicas sobre cuidados pessoais, transporte, aplicativos e contatos de emergência, distribuído em pontos turísticos e digitalmente.

O BPTur realiza policiamento preventivo em áreas de grande fluxo, e a DEAT oferece atendimento bilíngue e especializado. Entre janeiro e setembro de 2025, o Rio recebeu 1,63 milhão de turistas internacionais, alta de 51,6% em relação a 2024. "Tão importante quanto promover o Rio de Janeiro lá fora é garantir que quem chega aqui viva uma boa experiência", disse Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Estado do RJ.

 

'Tour' especial na Baía de Guanabara

Para comemorar os 190 anos da primeira travessia Rio-Niterói, as barcas, que já realizam o transporte diário de passageiros, lançarão um passeio turístico pela Baía de Guanabara a partir de 2 de novembro, ocorrendo todo primeiro domingo do mês. Com 2 horas de duração, o tour sai da Estação Praça XV e passa por pontos icônicos, como o Museu do Amanhã, a Ilha Fiscal e a Ponte Rio-Niterói. Guias narram curiosidades e haverá apresentações culturais e degustações. Os ingressos custam R$ 169, com meia para estudantes e moradores do Rio.

Projeções otimistas no turismo carioca

De acordo com projeções da Embratur, divulgadas na última sexta, a capital deve receber 12% mais turistas estrangeiros no 1º trimestre de 2026, impulsionado por novos voos, rotas internacionais e maior conectividade aérea. Mantido o ritmo atual, a cidade deve ultrapassar 2 milhões de visitantes estrangeiros ainda em 2025, consolidando recorde histórico. O crescimento reflete a expansão da malha aérea, o redirecionamento de fluxos e a recuperação total do turismo internacional, reforçando o Rio como destino global competitivo e estratégico.

Incêndio na Glória deixa dois feridos

Duas pessoas ficaram feridas em um incêndio que atingiu o Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical, na Glória, região central do Rio, na manhã do último sábado (25). As vítimas foram levadas para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul da cidade. O fogo foi controlado pelos bombeiros por volta das 9h. Durante a ocorrência, houve muita fumaça no local, chamando a atenção dos moradores. A Rua Santo Amaro precisou ser interditada no trecho entre a Rua do Fialho e a Rua do Catete, segundo o Centro de Operações Rio.