A Prefeitura do Rio inaugurou, neste domingo (26), o Parque Piedade Arlindo Cruz, na Zona Norte da cidade. O novo equipamento foi construído no terreno onde funcionava o antigo campus da Universidade Gama Filho, abandonado desde a falência da instituição, em 2014.
O Parque Piedade fica localizado na Rua Manoel Vitorino em Piedade. Ele funciona de terça a domingo, das 6h às 22h. O novo parque está no Instagram em @parquepiedade.rio.
"É um momento muito especial. A gente sabe da importância desse lugar para a formação de milhares de cariocas, de gente de todo o Estado do Rio. Isso aqui tem um lugar no coração de todo mundo que tem mais de 30 anos no Rio de Janeiro", afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Este é o quinto parque público entregue pela Prefeitura desde 2024. Além dele, foram inaugurados os parques Oeste, Realengo, Rita Lee e Carioca Pavuna. Eles se juntam ao Parque Madureira, aberto em 2012, e ao Parque Radical de Deodoro, construído para os Jogos Rio 2016.
Ao todo, os cinco novos parques somam 500 mil metros quadrados de áreas verdes na cidade. O Parque Piedade representa um marco na revitalização do bairro e no resgate da memória local.
"É uma entrega importante para revitalizar a região da Piedade, do Grande Méier. É uma grande área de lazer, de encontro e de entretenimento. Mais um espaço com muita qualidade para a população", explicou o secretário de Infraestrutura, Wanderson dos Santos.
Estrutura
Com investimento de aproximadamente R$ 72,4 milhões do poder público municipal, o parque ocupa uma área de 23 mil metros quadrados. O espaço reúne opções para todas as idades: skate park, parcão, academia da terceira idade, campo de grama sintética, quadra de futevôlei, pista de caminhada, áreas infantis, mirante, vestiários, parque aquático infantil e adulto, além de prédio administrativo, lanchonetes, passarela de integração com a linha férrea e um terraço panorâmico.
Segurança
O Parque Piedade Arlindo Cruz também receberá uma base da Força Municipal, divisão de elite da Guarda Municipal, com previsão de entrega neste segundo semestre de 2025. A unidade terá cerca de 500 metros quadrados e capacidade para abrigar até 200 agentes. Além haverá outras duas bases, uma no Leblon e outra no Parque Oeste. As três bases têm capacidade para um total de 600 servidores. O espaço contará com setor administrativo, vestiários, refeitório e um estacionamento.