Por: Redação

420,6 mil trabalhadores estão na Zona Sudoeste do Rio

a soma dos salários chega a R$ 22,1 bilhões por ano, já descontada a inflação | Foto: ASCOM-SE

Um levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e divulgado pela Prefeitura do Rio aponta que 420,6 mil trabalhadores registrados na cidade encontram-se na Zona Sudoeste. O número equivale a 18,7% do total de empregados formais da cidade. A soma dos salários chega a R$ 22,1 bi anuais, descontada a inflação.

Baseado em dados da Relação Anual de Informações Sociais de 2023, do Ministério do Trabalho, o estudo ainda aponta que a Zona Sudoeste conta com 31,9 mil estabelecimentos, cerca de 22,7% do total de empresas localizadas no Rio.

"A região concentra muitos moradores, mas também micro a grandes empresas e milhares de trabalhadores. A nova Zona Sudoeste já nasce como área fundamental para a economia da cidade do Rio" destacou o secretário Osmar Lima.

O setor de serviços predomina, concentrando 66,4% das empresas e 67,9% dos empregos formais. O comércio vem em seguida, com 26,1% dos negócios e 19,5% das vagas. A construção civil representa 4,8% das empresas e 7,2% dos empregos, enquanto a indústria responde por 2,7% dos empreendimentos e 5,4% das ocupações.