A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou no último sábado (18) a expansão do Parque Realengo Susana Naspolini, que passará de 76 mil para 150 mil m² após a compra de dois terrenos do Exército por R$ 50 milhões.
"Mais uma vez temos o compromisso do Exército em nos ajudar com a realização desse sonho antigo dos moradores de Realengo. Muito obrigado ao Governo Federal e ao Exército por essa negociação e permitir que a população tenha uma área de lazer ainda melhor" afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
A ampliação transformará o espaço em um grande polo de lazer, cultura e sustentabilidade, com 1,7 km de ciclovia conectando o parque à estação ferroviária, novas áreas verdes, com centenas de árvores, playgrounds temático e aquático, área gastronômica com quiosques e food trucks, palco para eventos culturais e terminal rodoviário integrado.
"O 100% Parque Realengo é uma conquista da população da Zona Oeste. Realizamos audiências públicas. Os cidadãos foram escutados. Agora vamos duplicar o parque. Acompanharemos todo processo seguinte e as obras. Estaremos juntos para que entreguemos em 2028", disse a secretária municipal de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula.
O projeto prevê ainda sistemas de captação e reuso de água movidos a energia eólica e o Espaço Kéré, destinado a exposições e oficinas. Paralelamente, a região recebe obras de drenagem e um piscinão para combater enchentes, que devem beneficiar mais de 200 mil moradores.