Por:

LBV homenageia Paiva Netto na Semana do Professor

Paiva Netto | Foto: Vivian R. Ferreira/Legião da Boa Vontade

Na semana em que se comemora o Dia do Professor, o país lembra a trajetória de José Simões de Paiva Netto, que faleceu em 7 de outubro. À frente da Legião da Boa Vontade (LBV) por quase sete décadas, ele revolucionou a educação e os serviços sociais voltados às comunidades mais vulneráveis.

Desde 1956, Paiva Netto participou ativamente das ações sociais da LBV, tornando-se presidente da instituição em 1979. Sob sua liderança, os Centros Comunitários, creches e escolas da instituição cresceram, beneficiando milhares crianças e jovens no Rio de Janeiro e em todo o Brasil.

Ele também ficou conhecido por seus trabalhos como jornalista, radialista e escritor, com 24 livros publicados e mais de 10 milhões de exemplares vendidos.

Desenvolvimento educacional e social

Em 2024, a LBV realizou mais de 6,6 milhões de atendimentos no país, impactando diretamente mais de 2,5 milhões de cidadãos, oferecendo educação, alimentação, saúde e oportunidades de trabalho.

No ano de 1994, a Legião da Boa Vontade se associou à Organização das Nações Unidas (ONU) e, em 1999, passou a integrar o Conselho Econômico e Social (Ecosoc), sendo a primeira organização brasileira com essa qualificação.

"O professor Paiva Netto deixa não apenas conhecimento, mas amor pelo próximo e compromisso social", afirmou Guilherme Cardozo, voluntário da Legião da Boa Vontade em Del Castilho, na Zona Norte do Rio de Janeiro.