Por: Paula Vieira

Correio Carioca | Deputado Guilherme Delaroli é roubado na saída da Alerj

O próprio deputado apreendeu o menor e levou à 5ªDP | Foto: Reprodução/Instagram

O deputado Guilherme Delaroli (PL), 1º vice-presidente da Alerj, foi vítima de um roubo nesta quinta-feira (15), no Centro do Rio, ao deixar a Assembleia Legislativa após sessão parlamentar. Enquanto falava ao celular dentro do carro, um menor de 17 anos tomou o aparelho do e saiu correndo.

Delaroli, que é policial militar, e um assessor conseguiram alcançar o infrator e recuperar o telefone. Em seguida, registraram a ocorrência na 5ª DP. Na delegacia, foi apurado que adolescente acumula oito passagens por furto, roubo e lesão corporal.

"Infelizmente qualquer cidadão está sujeito a situações de violência. E o que entristece é ver que a polícia prende o marginal, mas logo estará na rua de novo. Enquanto as leis continuarem brandas, beneficiando criminosos, a população fica completamente desprotegida", afirmou o deputado.

 

Dia D de multivacinação e saúde da mulher é neste sábado

Vacinação será em postos de saúde e outros pontos | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (18) o dia D de mobilização da campanha de multivacinação e do Outubro Rosa, das 8h às 17h, em mais de 500 pontos da cidade, incluindo unidades de saúde, praças, shoppings e escolas.

Serão oferecidas todas as vacinas do calendário infantil e adolescente, além de serviços voltados à saúde da mulher, como consultas, preventivo, mamografia, planejamento reprodutivo e testagem de ISTs.

"Neste sábado, nossas unidades estarão de portas abertas para cuidar da saúde das mulheres e das famílias. Além de colocar a caderneta em dia, teremos rastreamento do câncer de mama e de colo do útero", afirmou Larissa Terrezo.

Vacinação infantil

O objetivo da campanha de multivacinação é estimular pais e responsáveis a atualizarem as cadernetas dos seus filhos, de acordo com o calendário básico de vacinação preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. 

Entre os imunizantes disponibilizados, estão as vacinas contra hepatite A, HPV, influenza, covid-19, BCG, hepatite B, pentavalente, tríplice viral, varicela, ACWY, pneumo 10, meningo C, DTP, febre amarela, rotavírus, entre outras.

O atendimento acontece em todas as 240 salas de vacinação do município, incluindo o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e as unidades instaladas no ParkShoppingCampoGrande, na Zona Oeste, e no Shopping Nova América, em Del Castilho. A campanha servirá, também, para atualização da vacina contra o sarampo e a febre amarela em adultos que levarem as crianças para vacinar. 

Os demais pontos serão divulgados pelo site da Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (17).


Prazo para adesão do 'IPVA em Dia' é prorrogado

Programa permite que motoristas parcelem débitos em até 12 vezes e quitem dívidas com desconto | Foto: José Cruz/Agência Brasil

O prazo para adesão ao programa "IPVA em Dia" foi prorrogado até 30 de novembro de 2025, abrangendo débitos de 2020 a 2025. Já sancionado pelo governador Cláudio Castro, o parcelamento pode ser feito em até 12 vezes sem juros. 

A mudança está prevista na Lei 10.931/25, de autoria dos deputados Claudio Caiado (PSD) e Luiz Paulo (PSD), que também determina que o licenciamento anual junto ao Detran-RJ poderá ser feito no ato do pagamento à vista ou da primeira parcela do acordo.

Antes, o motorista só conseguia licenciar o carro após quitar todas as parcelas. Agora, com o pagamento inicial, o documento fica em dia.

“Se é um parcelamento, não fazia sentido o cidadão pagar a primeira parcela e continuar irregular. Isso foi corrigido, e agora haverá essa oportunidade”, destacou o deputado Claudio Caiado.

Para Caiado, a medida garante equilíbrio entre arrecadação e proteção ao cidadão: “Nosso compromisso é dar condições reais para que o motorista regularize sua situação sem comprometer o sustento da família. Essa lei garante alívio no bolso do contribuinte e fortalece a arrecadação de forma justa”, concluiu.

A inadimplência, no entanto, suspenderá automaticamente o licenciamento, e o veículo ficará impedido de circular, sujeito à remoção em fiscalizações.