Por: Redação

Análise de conduta dos candidados da Divisão de Elite da GM-Rio

Academia de Formação de Agentes fica em Irajá | Foto: Foto: Beth Santos

A Prefeitura do Rio insituiu, nesta quarta-feira (15), a criação de uma comissão para acompanhar a conduta dos candidados à Divisão de Elite da Guarda Municipal. A medida foi publicada no Diário Oficial.

Nomeado como 'Comissão de Análise da Investigação Social', o grupo será responsável por avaliar o histórico pessoal, social e funcional dos participantes do processo seletivo.

O objetivo é garantir que os agentes autorizados a trabalhar com arma de fogo estejam aptos para assumir o cargo, considerando fatores éticos, disciplinares, de idoneidade e probidade, alinhados com as boas práticas de governança e integridade administrativa.

O corregedor-geral da Guarda Municipal, Gilson Pereira Bento, assume a presidência da comissão, acompanhado por outros dez membros. Após as avaliações, um relatório final será divulgado classificando os profissionais aprovados nos exames e no curso de formação para a Divisão de Elite.

As decisões da comissão terão caráter eliminatório, podendo ocorrer durante o curso que tem 440 horas de duração. A capacitação está sendo ministrada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A previsão é que a primeira turma da Academia da Divisão de Elite da Guarda Municipal do Rio de Janeiro se forme no início de novembro.