Por: Redação

Novo hospital veterinário já está em funcionamento em Irajá

O novo hospital veterinário de Irajá vai funcionar todos os dias da semana, das 8h às 20h | Foto: Iago Campos

O Hospital Municipal Veterinário São Francisco de Assis, em Irajá, na Zona Norte, foi inaugurado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) no último sábado (11). A unidade funcionará todos os dias, das 8h às 20h, oferecendo cirurgias gerais e ortopédicas, atendimento clínico, exames laboratoriais e de imagem. Todos os animais serão microchipados. O São Francisco de Assis é o terceiro hospital veterinário do Rio.

"A causa animal deve ser tratada com respeito. Temos que ter esse cuidado, esse carinho com os animais. A gente pode inovar muito, fazendo equipamentos de muita qualidade, especialmente hospitais, para atendimento aos nossos animais. Este é mais um espaço de muita qualidade. É uma alegria estarmos requalificando e prestando um serviço público de muita qualidade. Vai ser um lugar muito especial", afirmou o prefeito durante a inauguração.

Em 2023, a prefeitura transformou o Centro de Controle de Zoonoses, em Santa Cruz, em hospital veterinário, e no ano passado reinaugurou o Instituto Jorge Vaitsman, na Mangueira, com estrutura hospitalar completa. A unidade de Irajá conta com quatro consultórios de clínica geral, dois de especialidades e um voltado para o tratamento de esporotricose, além de dois centros cirúrgicos, salas de emergência e de procedimentos e recepção.

O secretário Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho, destacou a importância do investimento: "É muito importante a gente investir na saúde dos nossos pets, porque a gente também vai estar investindo na saúde mental das pessoas que têm muita dificuldade em cuidar desses animaizinhos. É fundamental aumentar as políticas públicas, e o prefeito Eduardo Paes tem feito isso. O terceiro hospital veterinário, é um marco para a cidade".

Moradora de Irajá, Flávia Regina elogiou a nova unidade. "Fazer o deslocamento até a Mangueira era muito complicado. Tive essa experiência no Jorge Vaitsman e o atendimento foi excelente. Mas aqui eu posso vir a pé", contou.