Por: POR REDAÇÃO

Contagem para a Conferência da Década do Oceano 2027

O Rio de Janeiro deu início, nesta segunda-feira (6/10), à contagem regressiva para a Conferência da Década do Oceano 2027. O evento apresentou as prioridades da conferência, que será realizada de 7 a 9 de abril de 2027 e reunirá até 2 mil participantes em três dias de debates, parcerias e ações em prol do oceano.

O coordenador global da Década do Oceano, Julian Barbière, destacou que os principais objetivos da Conferência Rio 2027 incluem: monitorar os avanços alcançados em relação às prioridades da Declaração de Barcelona, refinar as prioridades da Década por meio de um processo preparatório inclusivo em 2026 e fortalecer parcerias e discussões estratégicas para consolidar o legado da Década além de 2030.

O encerramento da cerimônia apresentou a sessão "Soluções Oceânicas em Ação: Entregando os Desafios da Década do Oceano" e reuniu representantes de diversas iniciativas brasileiras. Os palestrantes mostraram como seus projetos contribuem para as prioridades da Década e discutiram estratégias para ampliar seus impactos até a Conferência Rio 2027.

Proclamada em 2017 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) — conhecida como "Década do Oceano" — busca estimular a ciência oceânica e a produção de conhecimento para reverter o declínio do sistema oceânico e gerar novas oportunidades para o desenvolvimento sustentável desse vasto ecossistema marinho.