Por:

Capital lidera índice de transparência de 2025

O Rio de Janeiro conquistou o primeiro lugar no Índice de Transparência e Governança Pública, elaborado pelo Instituto de Direito Coletivo (IDC) com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional no Brasil. O município foi o único do estado a atingir o nível "ótimo" de transparência, com pontuação de 98,0, segundo o relatório que avaliou 13 prefeituras fluminenses.

O levantamento que destaca o Rio avalia a divulgação de dados sobre contratos, obras, orçamento e finanças públicas, além da manutenção de canais de denúncia, implantação de políticas públicas e portais acessíveis à população.

A pesquisa de 2025 também aponta que o Estado do Rio de Janeiro avançou no quesito transparência. Em 2024, apenas duas cidades haviam recebido nível "bom". Já neste ano, sete municípios alcançaram essa classificação. Entre eles, Petrópolis aparece em segundo lugar, com 74 pontos.

Por outro lado, o relatório aponta que muitas cidades precisam evoluir. Dos 13 municípios avaliados, 11 ainda não publicam relatórios que detalham os impactos esperados pelas obras públicas contratadas, prática realizada apenas pelo Rio e por Três Rios.

Nenhuma cidade recebeu nota "péssima", mas Três Rios, Búzios, Miguel Pereira, Araruama e Campos dos Goytacazes ficaram nas últimas posições, com desempenho "regular".