Por: Redação

Solidariedade e esporte unem corredores em Copacabana

Primeira edição do evento reuniu 2 mil corredores | Foto: Divulgação/zayedcharityrunofficial

A Praia de Copacabana recebeu, no domingo (5), mais de 2 mil corredores na primeira edição brasileira da Zayed Charity Run - Run for Kindness. Com apoio da Prefeitura do Rio, o evento destinou parte da arrecadação ao Rio Solidário, organização voltada à inclusão social e atendimento de famílias em vulnerabilidade.

Realizada pelo Abu Dhabi Sports Council, pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil e pela ERTH Abu Dhabi, que hospedaram sua delegação no Hotel Fairmont, a corrida teve como vencedores Ederson Vilela, na disputa dos 10 km, e Glauciele de Oliveira, nos 5 km, além da presença do Cônsul-Geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, Abdalla Shaheen.

“Estamos orgulhosos de ver o espírito dos Emirados Árabes Unidos ganhar vida no Brasil por meio de um evento que combina solidariedade, comunidade e generosidade. Valores que aproximam ainda mais nossas duas nações”, disse Abdalla Shaheen.

Macaque in the trees
Vencedoras da primeira edição brasileira da Zayed Charity Run – Run for Kindness | Foto: Divulgação/@zayedcharityrunofficial

Ederson e Glauciele comemoram vitória

O ganhador masculino, Ederson Vilela, comemorou a vitória e destacou o desafio do percurso: “Não é fácil correr em Copacabana, por causa da umidade, mas é sempre uma alegria. Já participei da Maratona do Rio nos últimos anos, e correr aqui é sensacional. Essa vista é inspiradora".

Já vencedora da categoria feminina, a brasileira Glauciele de Oliveira, destacou o título e o valor simbólico da corrida: “É muito importante receber um evento internacional como esse. Ele incentiva tanto atletas de elite quanto amadores e traz uma causa linda, que é a solidariedade. A troca cultural também é muito bonita, faz a gente conhecer tradições diferentes e reforça como o esporte muda vidas, assim como mudou a minha”.

A presidente do Rio Solidário, Paola Figueiredo, ressaltou o impacto social da corrida e a relevância da parceria internacional com os Emirados Árabes para trazer o evento ao Brasil pela primeira vez.

“Essa parceria nasceu do esforço dos Emirados Árabes em encontrar uma organização capaz de representar o Rio e mobilizar a solidariedade pela cidade. O Rio Solidário realiza diversas ações humanitárias, e receber um evento como esse é uma forma de fazer as doações chegarem a quem mais precisa. Esperamos que as próximas edições continuem espalhando solidariedade, amor e esse espírito do carioca que transforma vidas”, concluiu.

Resultados oficiais

5 km – Masculino
1º Rashid Abdalla Alnaqbi – 15min02s
2º Saud Al-Zaabi – 15min39s
3º Saif Alalawi – 16min02s

5 km – Feminino
1º Glauciele de Oliveira – 17min33s
2º Sabrina Gava – 20min26s
3º Brenda Letícia – 20min47s

10 km – Masculino
1º Ederson Vilela – 30min15s
2º Abdelali Bouazzaoni – 30min29s
3º Saleh Mubarak Al Suwaidi – 31min01s

10 km – Feminino
1º Amanda Aparecida – 33min28s
2º Larissa Marcelle – 35min08s
3º Élida Cordeiro – 40min50s