Por: Redação

Rio ganha 'Oscar do Turismo' em três categorias

Copacabana, na Zona Sul do Rio | Foto: Rafael Catarcione/Riotur

O Rio de Janeiro foi destaque na 32ª edição do World Travel Awards (WTA) América do Sul, considerado o "Oscar do Turismo". A cidade conquistou três prêmios: Melhor Destino de Praia, Melhor Destino para City Break e Melhor Destino de Eventos e Festivais do continente, reafirmando seu crescimento no setor turístico.

O famoso Copacabana Palace, na Zona Sul carioca também foi premiado, recebendo o título de Melhor Suíte de Hotel da América do Sul, destacando sua estrutura de luxo.

A cerimônia aconteceu no fim de setembro no AVA Resort Cancún, no México. Ao todo, o Brasil somou seis vitórias entre 11 indicações, incluindo premiações ao Tivoli Ecoresort, na Bahia, como Melhor Resort de Praia. Já o Clara Arte Resort, localizado em Minas Gerais, levou o troféu de Melhor Resort de Família.


Estado do Rio de Janeiro no cenário do turismo brasileiro

Pesquisa do IBGE divulgada nesta quinta (2) aponta o Estado do Rio de Janeiro como o quarto destino mais procurado pelos brasileiros, com 6,9% das preferências, ficando atrás de São Paulo, com 21,9%, Minas Gerais, com 10,2%, e Bahia, com 10%.

Para 44,6% dos turistas que buscam o Rio de Janeiro, os principais atrativos são sol e praia. Outro dado aponta que 58,7% dos moradores fluminenses viajam para fora do estado em busca de novas opções de lazer.

O levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ainda indica que os moradores do Rio prefere estadias curtas, entre cinco e seis dias, e optam por acomodações alugadas por aplicativos ou em pousadas e hotéis. Por outro lado, os demais brasileiros costumam se hospedar na casa de familiares ou amigos.