Por:

Economia do Rio cresce 3,1% no primeiro semestre de 2025

A atividade econômica do Rio cresceu 3,1% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, considerando os descontos inflacionários. De acordo com a Prefeitura da cidade, o principal motivador para o resultado foi o desempenho do setor de serviços, que é um dos maiores motores da economia brasileira e carioca e também registrou crescimento real de 3,1%.

"A economia vem demonstrando dinamismo e mantendo um bom desempenho ao longo dos últimos anos. No primeiro semestre de 2025 avançamos bem, impulsionados pelo setor de serviços, motor da economia carioca. Continuaremos trabalhando para manter o nível de crescimento, gerando oportunidades para quem vive e trabalha aqui", avaliou Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Para chegar ao resultado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) contou com o Indicador de Atividade Econômica do Rio (IAE-Rio), para monitorar mensalmente o desempenho da economia carioca.

A taxa é medida por meio de uma combinação de dados de arrecadação de impostos (ISS e ICMS recolhidos na cidade) com número do IBGE sobre referentes aos setores de serviços e comércio. No segundo trimestre deste ano, ela ficou 2,3% acima da registrada no mesmo período de 2024.

O indicador de Atividade de Serviços do Rio (IAS-Rio), tem um peso superior a 86,5% na economia do municipío. Em comparação com o ano de 2024, de janeiro a março deste ano, o crescimento do IAS-Rio foi de 3,1%.

A revitalização de diversas áreas do Rio de Janeiro que chamam a atenção para novos investimentos, como bares, restaurantes e barracas em locais autorizados, também favorecem a economia. Além disso, existem as dark kitchens voltadas somente para delivery. Entre os produtos mais vendidos no Rio de Janeiro, estão os alimentícios, como lanches, comida brasileira e açaí, geralmente pedidos por aplicativos, contando com entregadores.