Após meio século de uso, uma tubulação que leva o esgoto de bairros como São Conrado, Leblon, Gávea e Ipanema até o Emissário Submarino de Ipanema passou por uma reforma inédita. A intervenção aconteceu na travessia do canal da Visconde de Albuquerque, um ponto estratégico do sistema de esgotamento sanitário da Zona Sul.
A obra foi executada pela Águas do Rio e teve caráter preventivo. O risco era claro: com o tempo, a estrutura, instalada dentro da Estação Elevatória do Leblon, começou a apresentar sinais de desgaste e corrosão. Se nada fosse feito, havia chance real de vazamentos chegarem à areia da praia.
Além de recuperar o trecho antigo, a concessionária reforçou outros 14,5 metros da rede já em operação e vai concluir, ainda neste mês, a instalação de 140 metros de tubulação nova, correndo paralelamente à estrutura existente.
"Foi uma intervenção fundamental para evitar um possível vazamento de grandes proporções. Trabalhamos com foco na antecipação de problemas e recuperação do sistema já existente. Reforçar essa estrutura com aço nos permite continuar operando com segurança e eficiência em uma região de alta sensibilidade", explica José Maria Vaz, coordenador de Operações da Águas do Rio.