São muitas histórias de vidas transformadas pelo empreendedorismo: no caso, 270. Esse é o número de mulheres que receberam nesta terça-feira (19), o certificado de conclusão do curso Empreender para Crescer e Vencer em Família, promovido pelo Rotary Club, com apoio do Sebrae-RJ e da Secretaria Municipal de Assistência Social. A solenidade de formatura foi realizada na sede do Sebrae-RJ, no Centro. As alunas são todas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único e atendidas pela rede de assistência da Prefeitura do Rio. Do grupo de formandas, 70 são pessoas com deficiência auditiva.
As novas empreendedoras aprenderam a divulgar seus negócios, precificar produtos, lidar com clientes e turbinar as finanças. São artesãs, designers de joias e bijuterias, costureiras e vendedoras que saem mais capacitadas a fazer a renda familiar crescer.
As aulas, ministradas por consultores do Sebrae-RJ, aconteceram em núcleos com 25 mulheres cada, duas vezes por semana, por três meses, em territórios da 5ª, 6ª, 8ª e 9ª CAS (Coordenadoria de Assistência Social), nos seguintes bairros: Rocha Miranda (Zona Norte), Pavuna, Realengo e Campo Grande (Zona Oeste).