Por: Redação

AutoU estreia na RIW com case de IA em parceria com a Nestlé

Lucas Fernandes, Founder da AutoU | Foto: Reprodução

Startup apresenta no palco da Oiweek o aplicativo Doce Jornada, focado no suporte para microempreendedores, que já soma mais de 2 mil usuários no teste piloto

A AutoU, plataforma de soluções digitais personalizadas com IA, fará sua estreia na Rio Innovation Week 2025, maior conferência de tecnologia e inovação da América Latina, que acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, no Píer Mauá, Rio de Janeiro. A startup estará no palco da Oiweek na quarta-feira (13) para apresentar ao público o aplicativo Doce Jornada, case de sucesso desenvolvido para a Nestlé.

O Founder da AutoU, Lucas Fernandes, fala da expectativa para o evento, “É nossa primeira vez no palco da RIW e teremos uma excelente oportunidade de nos conectar com todo o ecossistema tecnológico e apresentar nossa solução junto à Nestlé, que tem como objetivo estabelecer a marca como a principal parceira dos microempreendedores culinários por meio de uma plataforma digital integrada”, esclarece Lucas.

O Doce Jornada é resultado de uma iniciativa Open Innovation liderada pela Nestlé, em parceria com a AutoU, Uppo e com coordenação da Innoscience. O aplicativo foi desenvolvido para microempreendedores de confeitarias em todo o Brasil que enfrentam desafios para crescer no mercado, manter o engajamento com grandes marcas e acessar ferramentas simples que incentivem a fidelização de clientes e otimizem o rastreamento de compras.

Por meio da solução, a Nestlé fortalece sua relação com seu público-alvo ao oferecer educação empreendedora e engajar os microempreendedores como participantes ativos em sua cadeia de valor, ao utilizar recursos de tecnologia, gamificação e conteúdos personalizados para o perfil dos confeiteiros.

Sobre a funcionalidade do Doce Jornada, através de um sistema de missões gamificadas, trilhas educativas e leitura automatizada de notas fiscais como parte de um programa de benefícios que recompensa os usuários por suas compras, o piloto do aplicativo passou por uma análise minuciosa durante algumas semanas no estado de São Paulo e apresentou resultados expressivos, com mais de 2 mil usuários, alto índice de engajamento, e mais de 4 mil notas fiscais lidas automaticamente por aplicação da IA na fase inicial. Para a Nestlé, a solução gera inteligência sobre o comportamento do consumidor, e para os usuários, representa uma forma simples e motivadora de acumular pontos e acessar conteúdos relevantes para o crescimento de seus negócios.

Lucas explica o processo para criação do aplicativo, “O desenvolvimento do Doce Jornada envolveu pesquisa de campo, testes com usuários reais, construção de jornadas personalizadas, design acessível e integrações técnicas robustas para garantir escalabilidade e personalização. A intervenção exemplifica como a colaboração entre empresas com expertises complementares pode transformar desafios sociais em soluções digitais de impacto”, afirma o especialista.

Outros resultados positivos entre os usuários ativos que valem ressaltar: alto Net Promoter Score (NPS), com cerca de 80% dos usuários ativos nas missões educativas, o que comprova a eficácia da estratégia gamificada para retenção e aprendizagem contínua; o posicionamento da Nestlé como peça fundamental no desenvolvimento de ecossistemas; aumento expressivo do ticket médio dos empreendedores; além de mais de R$38.000 em valores de produtos Nestlé registrados.

Além de ser vitrine para que novos programas de incentivo e iniciativas de relacionamento com microempreendedores sejam implementados, devido à eficácia e recepção positiva pelos usuários durante o piloto, a AutoU vai expandir e ampliar o período de teste do aplicativo em São Paulo, com expectativa de alcançar mais de 170 mil pessoas.