A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, deu início ao programa Conexão Universidade. O evento ocorreu na última segunda-feira (4), na Nave do Conhecimento da Penha, na Zona Norte, e marca uma parceria importante entre poder público municipal e instituições de ensino superior, com foco na promoção de projetos de extensão universitária em comunidades cariocas.
A extensão universitária é um dos pilares do ensino superior no Brasil. Por meio dela, estudantes e professores desenvolvem projetos de trabalho que promovem a troca de saberes entre a academia e a sociedade, além da oferta de serviços especializados para quem precisa. Isso contribui para o desenvolvimento social e a democratização do conhecimento.
O programa vai abrir as portas das 12 Naves do Conhecimento, localizadas em áreas sociais estratégicas da cidade, para que estudantes de curso superior de universidades do Rio desenvolvam os projetos que vão beneficiar as comunidades no entorno dos equipamentos. Ao todo, 46 propostas foram aprovadas e abrangem temas como educação, tecnologia, meio ambiente, leitura e inovação. O edital da chamada pública foi publicado no site da secretaria em 5 de junho.