A Prefeitura do Rio lançou, nesta terça-feira (22), o edital de consulta pública para a primeira etapa da nova licitação do sistema de ônibus da cidade. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, no Centro de Operações e Resiliência, com a presença do prefeito Eduardo Paes, do vice-prefeito Eduardo Cavaliere, da secretária de Transportes, Maína Celidonio, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima.
A consulta pública ficará aberta por 30 dias no site da Secretaria Municipal de Transportes, e a sociedade poderá enviar sugestões e contribuições. Prevista inicialmente para 2028, a licitação do sistema de ônibus foi antecipada como parte de um acordo judicial com o Ministério Público do Estado do Rio e os consórcios operadores.
O novo modelo será implantado em etapas. A primeira será na Zona Oeste, onde a operação é mais crítica. Em Campo Grande e Santa Cruz, por exemplo, está prevista uma ampliação expressiva da frota. Haverá um aumento de mais de 100% no número de ônibus locais. A expectativa é que, até 2028, todas as regiões da cidade estejam operando sob as novas regras.
Entre as principais mudanças, está o fim do pagamento de passagens com dinheiro a bordo dos veículos. Essa medida visa a dar mais segurança aos motoristas e passageiros e tornar o embarque mais ágil. A remuneração dos operadores será feita por quilômetro rodado e desempenho, baseado em indicadores de qualidade, e não mais pela quantidade de passageiros transportados.