Por:

Qualificação socioeconômica

O Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciou, nesta segunda-feira (21), a turma exclusiva para mulheres do curso gratuito de taifeira, profissionais responsáveis por arrumação de quartos, mesa posta e atendimento às mesas. A iniciativa faz parte do programa Empregos Azuis e é fruto de uma parceria da Secretaria de Energia e Economia do Mar com a Secretaria de Estado da Mulher.

"O início dessa turma é muito gratificante para a nossa secretaria, ainda mais pela parceria com a Secretaria da Mulher. Queremos oferecer oportunidades reais às mulheres fluminenses que não têm condições de arcar com cursos profissionalizantes como os oferecidos pelo programa Empregos Azuis. Essa iniciativa contribui diretamente para o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio de Janeiro", declarou o secretário de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho.

O objetivo do curso é capacitar mulheres para atuarem como taifeiras, especialmente nas áreas de hotelaria e offshore. As 28 participantes foram selecionadas por meio da Casa Mulher Manguinhos, da Secretaria da Mulher, e da ONG Anjos da Tia Stellinha. As profissionais certificadas como taifeiras podem atuar nos ramos de apoio a hotéis, pousadas e embarcações.

Um diferencial do programa é a conexão direta entre capacitação e encaminhamento profissional. O curso prevê uma aula prática de encerramento na Marinha, e depois todas as certificadas serão convidadas a participar de uma segunda fase de formação prática, com ajuda de custo, nas instalações de três unidades da rede de Hotéis Arena, que apoia a iniciativa. A expectativa é que algumas dessas mulheres sejam contratadas como estagiárias e, futuramente, como funcionárias, fortalecendo sua inserção no mercado de trabalho.

"Acreditamos na autonomia econômica como uma ferramenta essencial para o empoderamento feminino. Essa parceria representa uma resposta concreta às mulheres que buscam uma oportunidade de recomeço, com dignidade e qualificação. Iniciativas como essa reafirmam o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas que promovem transformação social", destaca a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.