Por:

Bonde de Santa Teresa se consolida na região

O sistema de bondes de Santa Teresa segue sendo uma ótima opção de transporte para os moradores da região. No último sábado, dia 12, registrou o recorde de 3.441 passageiros. A marca supera os 3.126 embarques realizados há um ano, em julho de 2024.

Iniciada em janeiro de 2024, a reestruturação do sistema inclui, além da modernização da via e da rede aérea, a ampliação da frota e do quadro profissional, a redução dos intervalos entre as viagens e a extensão do horário de funcionamento. Desde abril do ano passado, 34 novos funcionários fazem parte do time (entre motorneiros, auxiliares e supervisores). O grupo reforçou a equipe que, desde janeiro deste ano, leva o bonde até o reinaugurado ramal Paula Mattos, após mais de dez anos de espera. Ao todo, foram investidos R$ 70 milhões nas obras de recuperação.

O aumento no fluxo de usuários reflete não apenas o sucesso das melhorias operacionais implantadas no sistema, mas também o avanço expressivo do turismo internacional. Dados da Secretaria de Estado de Turismo mostram que, entre janeiro e maio de 2025, mais de 1 milhão de turistas estrangeiros desembarcaram no Rio, representando quase 60% da meta anual do Governo do Estado.