A Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio ampliou a oferta de acolhimento para pessoas em situação de rua durante este inverno. Desde terça-feira (8), há mais 160 vagas além das oferecidas diariamente na rede socioassistencial (no primeiro semestre de 2025, houve um incremento de 250 vagas permanentes no sistema). Quem aceita ser acolhido dorme em local seguro, protegido do frio e com direito a alimentação, kit de higiene, cobertor e roupa de cama.
"Essa iniciativa é para ampliar a rede de proteção a pessoas cuja vulnerabilidade é ainda maior no frio. Historicamente, nesta época do ano, mesmo quem não costuma aceitar o acolhimento acaba aceitando, porque precisa se proteger das baixas temperaturas. Há, então, a necessidade de reforço nas vagas. O acolhimento não é obrigatório, mas nossos educadores sociais são treinados para convencer as pessoas em situação de rua e mostrar os ganhos em saúde e bem-estar que podem ter nos albergues provisórios", explica a secretária municipal de Assistência Social, Martha Rocha.
As vagas extras estão disponíveis em unidades da secretaria e em espaços oferecidos por parceiros na iniciativa privada e no Terceiro Setor: o Norte Shopping, a Paróquia Cristo Rei e a ONG Associação Desenvolvimento Assistencial Familiar.