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RioFilme abre novo edital para produtoras

A RioFilme começa a receber, a partir desta quarta-feira (9), as inscrições das propostas que concorrerão ao maior investimento da história da empresa municipal desde a sua criação em 1992. Serão investidos R$ 100 milhões nos segmentos de Desenvolvimento, Produção e Distribuição de filmes e séries realizados por produtoras cariocas. A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da RioFilme, em que um de seus objetivos é atrair mais investimentos de terceiros, potencializando os valores já disponibilizados pela Prefeitura do Rio. Os recursos a serem investidos são provenientes do acordo regional firmado entre a RioFilme e o Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual, em dezembro do ano passado, e ratificado a partir de um acordo de cooperação técnica alinhado com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).

"A abertura das inscrições desses editais representa mais do que um aporte financeiro ao setor: é a reafirmação do compromisso da Prefeitura do Rio com o desenvolvimento sustentável da indústria audiovisual. Agimos com responsabilidade, planejamento e metas claras para impulsionar todos os elos da cadeia produtiva — da formação à exibição, da diversidade à inovação. Os recursos públicos aqui investidos são instrumentos de transformação econômica, social e simbólica. Seguiremos firmes na missão de consolidar o Rio de Janeiro como polo estratégico internacional do cinema e do audiovisual, gerando emprego, renda, autoestima e pertencimento para nossa população", disse o diretor-presidente da RioFilme, Leonardo Edde.

Em contrapartida à parceria do Governo Federal, a Prefeitura já investiu em 2025, por meio da RioFilme, o valor de R$ 31,1 milhões no setor, concluindo a contratação de 96 projetos, que contemplam produção, distribuição, cash rebate, curtas, webséries, jogos eletrônicos, cineclubes e mostras e festivais. Os editais e linhas de ação desta fase do Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca 2025 foram construídos respeitando o regramento do FSA.

A RioFilme já está em tratativas junto à Secretaria Municipal de Cultura para incluir na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) os editais não retornáveis tradicionalmente lançados pela empresa, como: Apoio a Mostras e Festivais, Cineclubes, Curtas Metragens/Webséries e Jogos Eletrônicos. A expectativa da RioFilme é de que possa anunciar no segundo semestre a segunda parte do seu Programa de Fomento, contemplando esses segmentos.

As políticas públicas de investimento no setor, construídas com escuta ativa junto à sociedade e à indústria audiovisual carioca, já estão se revertendo em excelentes resultados. No primeiro trimestre deste ano, a produção cinematográfica carioca foi responsável por 80% do market share (participação no mercado) do cinema brasileiro, impulsionado pelos sucessos "Ainda Estou Aqui" e "Auto da Compadecida 2", este último realizado com recursos da RioFilme. Um sucesso que resultou em um aumento de 7% no público do cinema brasileiro em relação ao mesmo período de 2024.