O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recebeu, nesta terça-feira (8), o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para uma visita ao Museu do Amanhã, na Zona Portuária da cidade. A iniciativa partiu do próprio líder da ONU, que está no Rio para compromissos relacionados à Cúpula do BRICS, encerrada na segunda-feira (7). O encontro foi organizado pela Prefeitura do Rio e contou com a presença do vice-prefeito Eduardo Cavaliere, do secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, do coordenador de Relações Internacionais do município, Ilan Cuperstein, e da secretária municipal de Meio Ambiente, Tainá de Paula, além de diretores e coordenadores da ONU.
Durante o encontro, o prefeito convidou Guterres a participar do Fórum de Líderes Locais da COP30, que será realizado no Rio de Janeiro de 3 a 5 de novembro de 2025, dias antes da COP30, em Belém (PA). Organizado pela Bloomberg Philanthropies, em parceria com a presidência da COP30, o Fórum reunirá líderes subnacionais de todo o mundo, para discutir soluções climáticas locais. Um dos eventos de maior destaque da conferência será a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, que contará com a participação de mais de 100 prefeitos de grandes cidades.
O Fórum de Líderes Locais da COP30 tem como objetivo reforçar o multilateralismo por meio da diplomacia subnacional (cidades e governos estaduais), promover uma maior colaboração entre governos nacionais e locais para o fortalecimento e cumprimento das NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) e contribuir para desbloquear e ampliar o financiamento climático local, fortalecendo a resiliência e os esforços de adaptação de cidades e estados. São encontros de alto nível que vão reunir líderes locais e globais no Rio para reafirmar que cidades e estados não são coadjuvantes, mas parceiros essenciais na governança climática. No fim dos encontros do Rio, recomendações dos governos subnacionais serão passadas para a organização da COP30, reforçando a importância de incluir as cidades nas discussões dos países.
Outro tema abordado durante o encontro foi o recente título concedido ao Rio pela UNESCO: Capital Mundial do Livro 2025. A cidade é a primeira de língua portuguesa a receber essa honraria, que reconhece a excelência dos programas de incentivo à leitura desenvolvidos pelo município. Os representantes da Prefeitura apresentaram a António Guterres, português nascido em Lisboa, os impactos do título na promoção da literatura lusófona e no estímulo à leitura na cidade, que vem investindo em programas e eventos especiais voltados ao livro, além da revalorização de equipamentos públicos, como bibliotecas.