Por:

Imagine: centro de esporte e de entretenimento

Por: Déborah Gama

O legado das Olimpíadas de 2016 vai ganhar um novo e inédito investimento! Os vereadores aprovaram o projeto que cria mecanismos para financiar as obras do futuro Parque Imagine, que será construído na área do Parque Olímpico. A proposta foi aprovada com 38 votos favoráveis e 10 contrários, e segue sanção do prefeito Eduardo Paes.

Apresentado em setembro do ano passado, o projeto é capitaneado pela Rock World, empresa que gerencia o Rock in Rio e prevê um parque de eventos que terá capacidade para 100 mil pessoas por dia, e 385 mil metros quadrados para receber shows, eventos esportivos, culturais e corporativos.

Como o projeto
será financiado?

O projeto prevê um total de 1 milhão de metros quadrados que são autorizados pela legislação para construções no terreno do Parque. Portanto, a área tem um Potencial Construtivo não utilizado de 1 milhão de metros quadrados que não será desperdiçado, mas vendido e transferido para outras áreas da cidade, gerando recursos para a obra.

A partir desta Transferência Construtiva, o potencial vendido do terreno do Parque Olímpico poderá ser aplicado em outros terrenos que, com isso, poderão ter construções maiores do que as previstas na legislação urbanística atual. Essa aplicação, no entanto, não é ilimitada e terá limites de acordo com cada local.

O projeto permite que o Potencial Construtivo seja aplicado em diferentes áreas da cidade, como toda a Zona Norte, e trechos da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, onde há expectativa de utilização de maior parte deste mecanismo.

Com a possibilidade de aumento de construções da Barra e Recreio, os vereadores incluíram no projeto uma emenda determinando que, a cada metro quadrado transferido, R$150 seriam destinados ao Fundo de Mobilidade Urbana Sustentável (FMUS), para investimentos em obras de melhorias no trânsito da região.

"O projeto do Parque do Legado Olímpico é excelente, muito positivo para a região, mas também vai ter um impacto no trânsito, que já é pesado. Com a nossa proposta, teremos recursos para investimentos em obras viárias que desafoguem o tráfego naquela área. A verba arrecadada deverá ser obrigatoriamente investida na região", explicou o presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD).

Impacto econômico
do Projeto Imagine

De acordo com os idealizadores, a expectativa é que o projeto gere um impacto econômico de R$9,2 bilhões na economia da cidade, além de mais de 140 mil postos de trabalho.

A previsão de conclusão do projeto, divulgada em setembro do ano passado, é janeiro de 2028. No evento de lançamento, no ano em que o Rock in Rio celebrava 40 anos, Roberto Medina definiu o projeto como "um novo sonho".

"Quando eu não estiver aqui, eu não quero ser simplesmente lembrado como o criador do Rock in Rio e do Imagine, mas quero ser lembrado como uma pessoa que não desiste do Rio de Janeiro", disse Roberto Medina.

O presidente da Rock World também destaca que o espaço servirá para ressaltar o talento brasileiro e tudo o que o Rio de Janeiro tem de melhor ao apresentar muita cultura, diversão, beleza natural e um local perfeito para criar boas memórias.

Entre as estruturas que farão parte do espaço estão o Rock in Rio Factory, que será um local que contará uma parte da história do festival, com informações sobre as etapas de criação e a realização do evento.

Outro espaço anunciado é o Imagine Anfiteatro, que deve ser o maior anfiteatro da América Latina, com capacidade para 40 mil pessoas em um espaço de 38 mil metros quadrados. Um dos objetivos é receber shows nacionais e internacionais com infraestrutura completa.

O Imagine Global Village Park também é um destaque no projeto, sendo um parque de 57 mil metros no qual os visitantes poderão visitar exemplos arquitetônicos de todo o mundo. Da mesma forma, o Imagine Museu Olímpico também poderá ser visitado e pretende manter viva o legado e história dos Jogos Olímpicos Rio 2016, assim como os grandes acontecimentos para a cidade, com o uso da tecnologia em exposições interativas.

Projeto garante
um polo criativo

Como um dos destaques do projeto está o Imagine Hub Criativo, um polo de inovação de 85 mil metros quadrados, que ocupará o antigo centro de transmissões internacionais das Olimpíadas do Rio. Inspirado no Wynwood, em Miami, e em Kaka'ako, em Honolulu, o espaço irá conectar players de games, audiovisual, gastronomia, arte contemporânea e música em um ambiente de geração de talentos e inovação.

A Aldeia de Gelo também é outro diferencial no projeto, se destacando como uma pista de patinação no gelo com lojas de chocolates e outras atrações. Além disso, o espaço deve abrigar ainda um Parque Temático, com brinquedos de diversão e diversas, ambientes cenográficos e experiências mágicas; a Office Tower, um espaço corporativo; o Imagine Restot, de 30 mil metros quadrados com 750 apartamentos, que estará integrado ao complexo; e o Imagine Brasil 360 Experience, uma experiência imersiva impulsionada por uma enorme tela em LED 360º que contará a história das cidades do Brasil de uma maneira tecnológica e diferenciada.

Investimentos
no transporte

O lançamento contou com um destaque para iniciativas de mobilidade que facilitem os visitantes chegarem até a região. Além do metrô e BRT, a parceria com a prefeitura conta com os investimentos em acesso por transporte aquaviário pelas lagoas da região.

A expectativa é que o projeto também impulsione o projeto de instalação do VLT na Barra da Tijuca e conte com um teleférico que deve ter cinco estações de parada na região.