Após mais de uma década sem concurso para as carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e de Analista de Planejamento e Orçamento, o governador Cláudio Castro autorizou, nesta terça-feira (01), a realização de concurso para a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Serão ofertadas 60 vagas de nível superior, com formação em qualquer área, para início imediato nos seguintes cargos: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (30) e Analista de Planejamento e Orçamento (30).
"Estamos fortalecendo a capacidade técnica do Estado e investindo em uma gestão pública mais qualificada. Com a chegada de novos especialistas e analistas, avançamos rumo a uma gestão cada vez mais estratégica, moderna e eficiente", destacou o governador Cláudio Castro.
Estratégicos para o Estado, esses servidores desempenham funções que abrangem a coordenação do planejamento governamental, a elaboração das leis orçamentárias, o desenho de políticas públicas transversais e o acompanhamento de programas e projetos estratégicos. Também atuam na implantação e execução de planos e no controle dos resultados das atividades institucionais no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual.
"Os profissionais da área de Planejamento cumprem um papel estratégico no serviço público. A atuação da Secretaria de Planejamento vai muito além da gestão interna, pois impacta diretamente a vida da população, ao contribuir para o bom funcionamento de outros órgãos e para a formulação de políticas públicas voltadas ao bem-estar social", explica o secretário Adilson Faria.
A realização do concurso está em conformidade com as regras do Regime de Recuperação Fiscal e representa uma medida de reposição de quadros para potencializar entregas mais efetivas à sociedade.