Por:

Rio já 'se veste' de Brics

A cidade do Rio de Janeiro já está com uma ambientação urbana temática em preparação para a Cúpula do BRICS. A Prefeitura instalou elementos de sinalização visual em pontos estratégicos, nos trajetos por onde circularão as delegações internacionais. Banners institucionais com mensagens de boas-vindas aos chefes de Estado dos países-membros podem ser vistos nas imediações do Museu de Arte Moderna (MAM), na altura do Monumento aos Pracinhas, e na Avenida Vinte de Janeiro, principal via de acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão.

A comunicação visual foi planejada com foco direto nas delegações estrangeiras, com a palavra "bem-vindo" escrita nas línguas oficiais dos 11 países que atualmente compõem o BRICS — um total de oito idiomas diferentes: em árabe, para Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes Unidos; em mandarim, para a China; em persa, para o Irã; em amárico, para a Etiópia; em hindi, para a Índia; em russo (com alfabeto cirílico), para a Rússia; em bahasa indonésio, para a Indonésia; em inglês, para a África do Sul; e em português, para o Brasil. As mensagens estão acompanhadas das bandeiras nacionais de cada país.

Para garantir correção linguística e respeito às especificidades culturais, o Departamento de Relações Internacionais da Prefeitura consultou as embaixadas dos países envolvidos. O cuidado com os detalhes gráficos foi essencial em idiomas que exigem formatos não convencionais de leitura.

A iniciativa reforça o empenho da cidade em oferecer uma recepção atenciosa, respeitosa e à altura da importância internacional do evento.