Por: POR REDAÇÃO

Hospitais fazem campanhas de doação de sangue

Sangue de uma pessoa pode salvar quadro vidas | Foto: Edu Kapps/Prefeitura do Rio

Os hospitais municipais da Piedade, Pedro II e Souza Aguiar promovem campanhas de doação de sangue na quarta-feira (2) e quinta-feira (3). Essa é uma parceria entre as unidades e o Hemorio, responsável por fornecer hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para emergências.

Para ser um doador de sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar com autorização do responsável); estar bem de saúde; e pesar, no mínimo, 50 kg. Não é necessário estar de jejum, mas é recomendado que a pessoa não tenha ingerido comida gordurosa nas últimas três horas que antecedem a doação. Outro fator importante é estar descansado. A partir de 30 dias, o voluntário pode pegar o resultado dos exames laboratoriais.

Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar seis meses para fazer a doação. E quem tem piercings em regiões de mucosa, a doação só pode ser feita 1 ano após a retirada do acessório. Quem teve covid-19 recentemente, precisa aguardar dez dias após a recuperação.