Por:

Prefeitura divulga plano operacional do Brics

A Prefeitura do Rio apresentou, nesta sexta-feira (27), o plano operacional para os eventos do BRICS, o grupo das maiores economias emergentes do mundo. Os principais encontros começam na sexta-feira, dia 4 de julho, ponto facultativo no município, e terminam na segunda-feira, dia 7 de julho, feriado na cidade. Delegações começam a chegar à cidade no dia 30 de junho para reuniões preparatórias do BRICS, culminando na Cúpula dos Chefes de Estado do grupo (6 e 7 de julho).

O plano operacional foi apresentado pelo vice-prefeito Eduardo Cavaliere e por secretários e gestores de órgãos municipais, no Centro de Operações e Resiliência, na sala especial criada para monitorar as operações do G20, que será agora usada para os eventos do BRICS.

A agenda do BRICS, no Rio, começa no início da próxima semana. Os sherpas (representantes de cada país nas discussões do grupo) se encontram, a partir de segunda (30 de junho), no Hotel Nacional, em São Conrado, até sábado (05 de julho). São encontros preparatórios para a Cúpula dos chefes de Estado. Em paralelo, a Zona Portuária também vai receber conferências do BRICS, na sexta (4 de julho), no Museu de Arte do Rio (MAR), o Encontro de Negócios WBA BRICS, evento voltado para empresas lideradas por mulheres, e, no sábado (5 de julho), no Píer Mauá, o Fórum Empresarial do BRICS. Nos dias 6 e 7 de julho, vai ocorrer também o Fórum dos Jovens Líderes do BRICS, no Palácio do Comércio, no Centro.

Nos dias 4 e 5 de julho, o Rio vai receber outras grandes reuniões do BRICS, que fazem parte da trilha de finanças, no Hotel Fairmont, em Copacabana. Na sexta (4 de julho), o hotel será o palco do Encontro dos Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais dos países do grupo. No sábado (5 de julho), será a vez do Encontro dos Governadores do Board do New Development Bank, o banco do BRICS, reunindo autoridades e organizações financeiras internacionais. São aguardados dois mil participantes, de mais de 21 países, nos dois dias de reunião no Fairmont.

Com seis eventos no total, essa programação do BRICS no Rio, em julho, fecha o ano da presidência brasileira do BRICS, grupo que representa 46% da população mundial, 27% do PIB mundial e 72% das reservas de terras raras mundiais. A Prefeitura do Rio tem trabalhado para transformar grandes eventos em catalisadores de desenvolvimento urbano e econômico. A realização da Cúpula dos Líderes do BRICS fortalece essa estratégia e projeta o Rio, mais uma vez, como vitrine internacional.

No dia 4, segundo o decreto Rio nº 56.278, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais e as escolas municipais não funcionarão. São excluídos desta medida os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação, incluindo as unidades de saúde municipais, que funcionarão normalmente. O dia 7 de julho foi instituído, pela lei nº 8.058/2025, como feriado municipal regional, por área de atividade.