A economia da cidade do Rio de Janeiro registrou um crescimento real de 2,0% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o último trimestre de 2024, superando o desempenho nacional, que foi de 1,4% no mesmo período.
Os dados são do Indicador de Atividade Econômica do Rio, ferramenta que monitora mensalmente o comportamento da economia carioca, consolidada pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
A taxa é uma combinação de dados da arrecadação de impostos - ISS e ICMS recolhido na cidade - com números do IBGE referentes a serviços e comércio.
O resultado expressivo reflete a força e a dinâmica da economia local, resultado de uma gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável da cidade e com políticas públicas voltadas à promoção de um ambiente propício para os negócios e a geração de emprego e renda.
O resultado do Rio foi maior do que do crescimento do PIB do Brasil, que aumentou 1,4%, segundo o IBGE, nessa mesma base de comparação.
Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o avanço da atividade econômica foi ainda mais significativo: 4,1% no Rio, enquanto o crescimento brasileiro foi de 2,9%, segundo dados do IBGE.