Por:

Castro entrega 175 moradias no Complexo do Alemão

O governador Cláudio Castro entregou, neste sábado (28), 175 moradias em condomínio residencial, no Complexo do Alemão. A ação é da Secretaria de Habitação de Interesse Social e faz parte dos três empreendimentos que serão construídos na comunidade. Com investimento global de mais de R$ 200 milhões, os apartamentos vão beneficiar famílias que recebem aluguel social do Estado e foram realocadas por causa das obras de urbanização implementadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Outras 760 novas unidades estão em fase de construção.

"Entregar essas moradias é mais do que cumprir um compromisso com a população, é transformar vidas. Essas famílias, que há anos aguardavam por um lar digno, agora têm a oportunidade de recomeçar com segurança, estabilidade e esperança. É um sonho que hoje se tornou realidade. Estamos reconstruindo laços com o território e com a dignidade. E ainda vem mais por aí, com as outras unidades que estão a caminho, reforçando o nosso compromisso com a habitação social e com o desenvolvimento das comunidades do Rio", declarou o governador Cláudio Castro.

Com 40 metros quadrados, cada apartamento possui dois quartos, sala, banheiro social e cozinha. Na área comum, o Condomínio Habitacional José Augusto Francisco conta com guarita, centro comunitário, duas churrasqueiras, espaço kids e academia. O primeiro empreendimento entregue teve o aporte de R$ 33 milhões e marca uma nova fase na vida das famílias contempladas com os imóveis.

"A entrega de hoje só foi possível graças ao comprometimento e dedicação de todos, desde o engenheiro do projeto até o pedreiro, que colocou a mão na massa e fez acontecer. Parabéns a todos os moradores! E ainda iremos entregar mais residenciais aqui no Complexo do Alemão", disse o secretário de estado de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire.

Sonho realizado

Foram 17 anos de espera, mas, a partir de hoje, Jacilene de Souza pode dizer que tem casa própria. Emocionada, ela conta que sente muita gratidão por, finalmente, poder ter um lugar seguro para receber sua neta, que tem microcefalia e precisa de cuidados especiais.

"Foram anos de muita luta, vi muitos vizinhos e amigos partirem e não terem a oportunidade de viver esse sonho. Sou nascida e criada no Complexo do Alemão, e nunca imaginei que teria uma casa linda, mobiliada. É muita alegria, vou poder receber minha família e minha neta, que é tudo pra mim. Tenho certeza que vou ser muito feliz nesse lugar", relatou.

Também nascido e criado no Alemão, Caio Lucas trabalha na gestão do almoxarifado da obra. Segundo ele, é muito gratificante poder participar desse momento especial para os moradores, além de celebrar junto à sua mãe, que também receberá um apartamento.

"Minha mãe e eu sempre corremos atrás e batalhamos. Passamos bastante tempo recebendo o auxílio do Aluguel Social, e achávamos que o sonho da nossa casa própria ficaria só na promessa. Mas o governador nos ouviu e nos atendeu. Estou muito feliz de trabalhar nessa obra e de poder também participar disso, vendo minha mãe ganhar a moradia. Às vezes parece até que estou sonhando", celebrou.