O prefeito em exercício do Rio, Eduardo Cavaliere, e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, anunciaram, nesta segunda-feira (23), a criação de três Super Postos do Jaé para atendimento ao público. Eles vão funcionar no Clube do Servidor (Cidade Nova), na Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro e na Vila Olímpica de Deodoro, de segunda a sábado das 7h às 19h.
Outra mudança é a ampliação do horário de funcionamento de todos os postos de atendimento do Jaé, que estarão abertos também de segunda a sábado de 7h às 19h a partir desta terça-feira (24/06).
- As medidas vão proporcionar aumento da capacidade de atendimento e ampliação de estrutura. Quero manifestar nosso agradecimento aos cariocas que estão aderindo ao Jaé. Estamos ajustando a operação para oferecer um serviço cada vez melhor a quem usa o transporte público, seja nas gratuidades, seja na adesão ao sistema - declarou Eduardo Cavaliere.
Os super postos oferecem capacidade de atendimento quatro vezes maior do que os postos comuns, garantindo assim mais conforto e agilidade ao público. Será possível realizar o cadastro, a retirada do cartão ou tirar dúvidas em geral.
No Clube do Servidor, na Cidade Nova, o super posto começou a operar nesta segunda-feira (23), com um espaço maior para alta capacidade de atendimentos simultâneos. O posto temporário da Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro será ampliado para a Praça do Trem, no Engenhão, a partir desta terça-feira (24), tornando-se um super posto com maior capacidade de demanda.
Já em Deodoro, o posto do Terminal BRT fica aberto até quarta-feira (25) para dar lugar ao Super Posto da Vila Olímpica de Deodoro, que inicia os atendimentos na quinta-feira (26), com espaço mais amplo para a população.
- Desde o dia 12 de junho, foram mais 100 mil cartões entregues, e o número de cadastros diários também cresceu bastante: saímos de uma média de 3 mil para 6 mil por dia. Só ontem, chegamos a 10 mil cadastros em um único dia, o que representa um aumento de mais de 300% na adesão ao Jaé. Por isso, estamos trabalhando para melhorar a logística e ampliar a capacidade das lojas, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente para todos - afirmou a secretária Maína Celidonio.
Além disso, mais locais de atendimento serão abertos. Na Pavuna, na Arena Jovelina Pérola Negra, funcionará, a partir de sexta-feira (26), um posto temporário, aumentando o atendimento na Zona Norte da cidade. Em Botafogo, Zona Sul, o espaço atual será transferido para um local maior, que funcionará na Rua Dona Mariana a partir desta terça-feira (24).
Já em Madureira, um novo posto será criado nesta quarta-feira (25/06) para atendimento exclusivo do público de gratuidades, no Shopping São Luiz. O ponto de atendimento localizado no Terminal BRT Paulo da Portela continua aberto ao público geral.
A aposentada Josefa Rodrigues, de 76 anos, foi uma das usuárias que passaram pelo Super Posto da Cidade Nova, na manhã desta segunda-feira, para retirar o cartão do Jaé. Ela contou que já havia feito o pedido no início do processo de implantação do sistema, mas acabou não recebendo o cartão porque não estava em casa no momento da entrega. - Fui bem atendida. Peguei a senha e logo fui chamada. Foi rápido - contou Josefa.
A Prefeitura reforça a orientação para que todo o processo seja feito de forma on-line: o cadastro por meio do aplicativo, e com a solicitação de entrega do cartão Jaé em casa. Pessoas acima de 65 anos têm isenção da taxa de entrega, no valor de R$ 7,95. O uso do Jaé pode ser feito de forma imediata após o cadastramento no aplicativo por meio do QR code no celular.