Por:

CET-Rio monta esquema de trânsito para o feriado

Meia Maratona é um dos eventos que faz parte do calendário | Foto: Divulgação

A CET-Rio informa que, para as realizações das corridas de 5k, 10k, 21k (Meia Maratona) e 42k (Maratona do Rio), na quinta-feira (19), sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (21), vai implantar esquema especial de trânsito no Centro e na Zona Sul. As intervenções terão início na quinta-feira, Dia de Corpus Christi, para a realização da corrida de 5k no Aterro do Flamengo, que será fechado a partir de 0h para a montagem das estruturas da corrida. Esta interdição será mantida até às 19h do mesmo dia para a desmontagem.

Na sexta-feira, as pistas do Aterro e da Enseada de Botafogo serão interditadas às 0h e 4h, respectivamente, para a realização da corrida de 10k, com largada a partir das 7h. As pistas serão abertas às 11h e novamente fechadas às 22h da sexta, permanecendo até 18h de domingo para a montagem e realização da Meia Maratona e Maratona do Rio.

A operação de trânsito contará com a atuação de 40 agentes na quinta-feira, 60 na sexta-feira, 220 no sábado e 350 no domingo, entre funcionários da CET-Rio, guardas municipais e apoiadores de tráfego, que trabalharão para a segurança viária, fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de efetuar os bloqueios durante todo o período dos eventos.

As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos, e os tempos semafóricos serão ajustados para manter a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região. Serão utilizados 15 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as condições de trânsito, os bloqueios viários e as rotas de desvio.

Os percursos da Meia Maratona e Maratona do Rio terão ida e volta, passando pelos bairros: Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo, Flamengo, Glória, Centro, Saúde, Gamboa, Santo Cristo e, com o término no Aterro do Flamengo. Durante o período da atividade esportiva, as vias utilizadas pelos atletas permanecerão interditadas ao tráfego de veículos.