Por:

Parque Realengo completa um ano de funcionamento

Vista aréa de parte da estrutura do Parque Jornalista Susana Naspolini | Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio celebrou, neste sábado (14), o primeiro aniversário do Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini, um marco da requalificação urbana e ambiental em regiões historicamente carentes de áreas públicas de lazer e convivência. Com 76 mil metros quadrados de área e investimento de aproximadamente R$ 72 milhões, o parque consolidou-se como referência em infraestrutura voltada ao lazer, esporte, cultura, conhecimento e fortalecimento da convivência comunitária.

O vice-prefeito Eduardo Cavaliere participou deste dia festivo e destacou a importância do Parque Realengo como um marco para a região, ao celebrar o primeiro ano de funcionamento do espaço público.

"O Parque Realengo foi uma transformação completa de um terreno que ficou décadas abandonado. Hoje, virou um ponto de encontro das famílias, com áreas de lazer, quadras, espaço para caminhadas, piqueniques e até comemorações de aniversário. As árvores de Realengo, com o show de luzes todas as noites, já viraram uma imagem icônica da cidade", afirmou Cavaliere.

Inspirado no icônico Gardens By the Bay, de Singapura, o Parque Realengo Susana Naspolini conta com cinco grandes torres — duas de 17 metros, duas de 26 metros e uma de 47 metros de altura — que, por meio de 236 pulverizadores, esguicham vapor d'água para amenizar o calor nos dias mais quentes da Zona Oeste. À noite, as torres se transformam em um espetáculo à parte, com apresentações diárias de luzes e música. Entre elas, passarelas elevadas permitem que os visitantes apreciem o espaço de diferentes ângulos.

Além de oferecer uma ampla área verde para lazer e convívio, o parque tem soluções inovadoras para adaptação às mudanças climáticas, como ilhas de calor e enchentes. Foram plantadas 3.700 novas árvores em uma área equivalente a nove campos de futebol oficiais. O local também conta com um sistema de captação e armazenamento de água da chuva, com reservatórios que ajudam a mitigar alagamentos e permitem o reaproveitamento da água para irrigação dos jardins e limpeza de sanitários.

O Parque Realengo dispõe de duas quadras poliesportivas, uma quadra de basquete 3×3, um campo de futebol com grama natural, duas quadras de futevôlei e um skate park com 1.506 m². Há ainda uma academia da terceira idade e uma área infantil dividida em três setores: um para bebês e crianças de até dois anos, outro para maiores de dois anos e um espaço infantil aquático.

Com sete áreas equipadas com churrasqueiras, o parque funciona como um clube gratuito ao ar livre para os moradores da Zona Oeste, promovendo lazer acessível e de qualidade para toda a família.